Saiba o que é mito e o que é verdade sobre trabalhar em um espaço de coworking - CWK Coworking

Voltar

Saiba o que é mito e o que é verdade sobre trabalhar em um espaço de coworking

O coworking é um modelo de ambiente de trabalho compartilhado relativamente novo, e que ainda é frequentemente relacionado à imagem das incubadoras de startups. Apesar de esses espaços estarem em franca expansão no Brasil e no mundo, há profissionais que ainda têm dúvidas sobre essa proposta.

Hoje o modelo já se tornou mais conhecido, mas algumas dúvidas sobre o funcionamento do coworking ainda permanecem. Para separar fatos de “boatos”, Bruna examinou listou mitos e verdades sobre esse tipo de empreendimento:

1 – Coworking não é trabalho “de verdade” – Mito

2mÉ comum associar um coworking com imagens de descanso e de descontração, como alguém deitado em uma rede ou conversando com colegas. “Aqueles 15 minutinhos de pausa sempre vêm bem a calhar, em alguns aspectos pode ser considerado um ambiente mais flexível. Mas, assim como nos escritórios tradicionais, o que manda é a produtividade”.

Portanto, quem quiser se “dar bem” em um coworking, deve estar focado no trabalho acima de tudo. “Essa é uma das razões pelas quais o modelo tem crescido entre os freelancers e os profissionais liberais, que são atraídos pelo excelente custo-benefício e pela possibilidade de networking”, complementa.

2 – Em coworking não há privacidade – Mito

3mOs escritórios contam com áreas comuns, para aproximar profissionais e realizar networking, mas também é possível locar salas privativas, com espaço particular.

“Aqueles que precisam se manter focados em um projeto o tempo todo encontrarão nas salas privativas o lugar ideal para colocar a ‘mão na massa’, sem intromissões Ao mesmo tempo, podem desfrutar das vantagens de optar por um coworking, como o custo mais baixo e toda a estrutura incluída no contrato”.

3 – Horários são mais flexíveis – Verdade

4m“O coworking tenta trazer comodidade e flexibilidade ao dia a dia profissional. Existem pessoas que trabalham melhor depois do almoço, outras preferem começar logo cedo. Em um espaço compartilhado, é possível adequar o uso do espaço à rotina de cada um”.

Esses detalhes da personalidade de cada profissional, que nem sempre são tão levados em conta pelas empresas, ficam evidentes no espaço de trabalho compartilhado. Segundo ela, hoje é perfeitamente possível encontrar coworkings que ficam abertos todos os dias, incluindo os finais de semana, e até 24 horas. “Essa é uma tendência, que acaba facilitando muito a vida dos profissionais”.

4 – Coworking é um pedaço de nossa casa – Verdade

5mNão é incomum encontrar características similares ao ambiente doméstico em um coworking. Quem projeta o design dos escritórios compartilhados procura organizá-los de forma agradável, acolhedora, e, algumas vezes, mais informal.

“Já é possível encontrar ambientes de trabalho compartilhados ‘pet friendly, nos quais é permitido levar cães ou gatos de estimação. Essa é uma grande vantagem para os donos de pets, que crescem a cada dia no Brasil, e muitas vezes querem trabalhar em escritório mas resistem em deixar o bichinho sozinho o dia todo”.

Os coworkings, vale lembrar, não são todos iguais: alguns são mais informais do que outros, e as regras de uso e convivência podem varia bastante de um para outro. “Procure escolher aquele que se encaixa melhor às suas necessidades”.

5 – Coworking não tem boa estrutura – Mito

6m“Esse é um grande mito”, alerta. “Muitas empresas apresentam estrutura muito menor em recursos básicos do que a grande maioria desses espaços. A internet dedicada é uma das premissas do coworking”,

Uma estrutura operacional coletiva funcionando bem também é regra. “Isso envolve serviços de segurança, limpeza e entrega. É importante que esses e outros aspectos funcionem bem, caso contrário, podem comprometer a experiência dos usuários”.

Gostou? Clique aqui e fale conosco

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.

Deixe uma resposta

Assine nossa Newsletter