Vale a pena alugar um imóvel para montar um Coworking? - CWK Coworking

Voltar

Vale a pena alugar um imóvel para montar um Coworking?

Será que para montar um Coworking, se torna atrativo e rentável proceder com a locação de um imóvel? Quais as perspectivas dentro deste contexto imobiliário? O que vale mais a pena?

A seguir, algumas ponderações sobre uma das maiores dúvidas que os investidores em Coworking tem, quando passam a considerar a hipótese de montar um espaço compartilhado.

Imóvel para Coworking: comprar ou alugar?

No universo do Coworking temos exemplos bem-sucedidos de empreendedores que se deram bem, tanto alugando um imóvel para montar seu negócio, quanto adquirindo um imóvel próprio ou lançando mão de um imóvel que já era de sua posse.

Na verdade, tudo irá depender de uma série de fatores, e da realidade de cada um, do valor que há para se investir, no plano de negócios, entre outros detalhes.

É de bom tom sempre refletir acerca deste tema, pois não há uma fórmula que possa ser adotada por todos.

Supondo que você possui determinado valor que poderia usar na aquisição de um imóvel, ou em contrapartida, no investimento do espaço, qual seria a melhor solução?

A resposta é: qual o seu objetivo? Explico. Supondo que você objetiva flexibilidade, podendo mudar de local caso o ponto onde esteja inserido o Coworking não se demonstre tão rentável e atrativo, a locação valerá mais a pena.

A premissa de que alugar um imóvel é jogar dinheiro na lata do lixo, não é tão verdadeira assim, sobretudo se você investir o valor da aquisição do imóvel em capital de giro, por exemplo.

Claro, há o outro lado. Pode ser que o imóvel que você está de olho, tenha potencial de valorização, o que tornaria interessante sua aquisição ao invés de alugar.

A melhor maneira, portanto, de saber se vale a pena ou não, alugar um imóvel para montar um Coworking é avaliar as finanças, analisar o planejamento, o plano de negócio, o mercado e seu contexto atual, e assim, tomar a decisão mais sensata.

Se precisar de ajuda, conte com a CWK e nossa consultoria!

Gostou? Clique aqui e fale conosco

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.

Deixe uma resposta

Assine nossa Newsletter