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Dicas para cobrar um cliente inadimplente sem ofendê-lo

O universo que compreende o coworking oferece muito conhecimento acerca do mercado e das relações que surgem a partir disso. Como vivemos em um sistema de oferta e demanda, não há nada de errado em cobrar um cliente que está inadimplente. Tudo isso faz parte das interações entre proprietário e cliente, além de ser o impulso que leva ao movimento da economia.


Faturar antecipadamente não livra seu coworking do risco de inadimplência

É importante lembrar a você, que deseja abrir um coworking, que mesmo faturando com antecedência para o seu cliente, o coworking corre o risco de uma eventual inadimplência. Isso pode acontecer, mas deve ser evitado; e a melhor maneira de combater é deixando tudo em dia. Não se pode ter receio ao cobrar um cliente.

O coworking trabalha com a mensalidade atrelada ao contrato. Isso significa que todo mês seu cliente realiza o pagamento do valor estabelecido, dentro das normas contratuais, para ter acesso aos serviços e à estrutura do espaço.

Cobrar a mensalidade do cliente não é nada invasivo

Muitos proprietários de coworking podem ficar receosos com a cobrança que precisa ser feita ao cliente, mas afirmamos com segurança que você não precisa ter esse receio. É um dever do cliente fazer o pagamento, então não há nada de invasivo.

É válido reiterar que as cobranças fazem parte do processo natural dos processos de uma empresa. Além disso, é relativamente normal que o coworking termine o mês com uma inadimplência de 1%. Em compensação, quando esse índice sobe para 5% no final e início do ano, é preciso ter muito cuidado, pois essa taxa é considerada muito alta.

O que fazer para diminuir esse risco?

A dica que podemos dar você, empreendedor, é a seguinte: previna-se da melhor forma na hora de contratação dos serviços, através de uma análise de crédito criteriosa; tendo acesso às documentações e sendo sincero com eles quanto ao pagamento das mensalidades.

Não deixe de acompanhar nossas dicas.

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