Voltar

O que é Coworking? Saiba tudo sobre a metodologia de trabalho que mais cresceu nos últimos anos

Você sabe o que é Coworking? De verdade?

Mais do que espaços diferentes ou novas formas de trabalhar, estamos falando de comportamento humano.

Ou seja, para entender o que é Coworking e quais são suas vantagens, basta entender quem são os profissionais de hoje, como pensam suas relações, quais são suas prioridades e o que realmente querem.

 

O QUE É COWORKING E POR QUE ELE NÃO PARA DE CRESCER?

 

O compartilhamento de espaços de trabalho surgiu da soma de vários fatores, tanto práticos quanto ideológicos.

No passado, era sinal de sucesso e estabilidade ter seu próprio escritório e ostentar um endereço comercial particular em um ponto importante. Entretanto, essa interpretação do que seja sucesso está cada vez mais ficando para trás.

Certamente, receber clientes em um ambiente apropriado e com uma boa localização é importante, porém a geração atual está cada vez menos interessada em ostentar uma posse e mais focada na resolução de problemas e bem estar mútuo. E, de fato, não é preciso ter um escritório particular para usufruir destes benefícios.

Cada vez mais pessoas fazem as contas na ponta do lápis e, de acordo com suas necessidades pessoais, abandonam o uso de um carro particular para usar o transporte coletivo ou serviços de aplicativos, por exemplo.

Do mesmo modo, diversos profissionais, e até mesmo grandes empresas, estão migrando para as estruturas de um coworking em busca da redução de custos e alavancagem de negócios que o networking intenso desses espaços oferecem.

 

O QUE É COWORKING NO BRASIL, EM NÚMEROS?

 

Aqui no Brasil temos uma pesquisa anual chamada Censo Coworking, que divulga os números do mercado de escritórios compartilhados no país. 

Conforme o levantamento, em 2017 houve uma explosão de crescimento, onde o mercado de coworkings cresceu em 114%, ou seja, mais que o dobro em relação ao ano anterior. Estes espaços movimentaram mais de 127 milhões de reais em um ano e ainda por cima geraram mais de 7 mil empregos diretos.

Se você não sabia, de fato, o que é Coworking, e não conhecia o tamanho desse movimento, certamente está impressionado com estes dados. Inegavelmente estamos falando de um negócio crescente e extremamente bem aceito pelo mercado.

Agora você já sabe, em essência, o que é Coworking

Mas… e como funciona, na prática, essa experiência?

Para acabar com todas as dúvidas, conheça os mitos e verdades sobre Coworking e descubra todos as suas vantagens.

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter