Esse é um tema que todos tem muita dúvida na hora de montar um Coworking. Quem seria o público-alvo? Onde esse público se encontra? E como atingir o público certo?
Antes de se perguntar qual o público-alvo do Coworking, é importante definir como será a estrutura do seu Coworking e quais serviços ele vai oferecer? Quando se pesquisam os espaços existentes no Brasil, vemos que eles se diferem muito na proposta oferecida. Alguns são mais formais, com ambientes mais sóbrios e executivos. Outros são mais descolados com ambientes coloridos e informais. Há ainda aquele Coworking que tem o objetivo de promover cursos e workshops diários muito mais do que um espaço para trabalho. E por fim, os Coworkings que oferecem o conceito de fazer parte de uma rede de relacionamento acima de qualquer compartilhamento de ambiente. Definir qual será o posicionamento do seu Coworking no mercado está diretamente ligado ao público-alvo que ele irá atingir.
Definido o posicionamento, seu Coworking estará apto a selecionar qual público ele quer atingir para ser seus clientes. O Sebrae, geralmente, possui algumas pesquisas, mas o que sugiro é elaborar uma lista de ramos de atividade que podem ser potenciais clientes e, a partir, daí investigar onde essas empresas/profissionais se encontram. Por exemplo, advocacia é um ramo de atividade. Advogados se encaixam no perfil do seu Coworking? Se a resposta for sim, verifique como você pode fazer para encontrar esse público. Faculdades? Associação de Classe? Mailing? Congressos? Existem vários meios para encontrar o público definido e nem sempre uma mídia de massa é a melhor solução, ou seja, nem sempre é preciso gastar muito dinheiro para “achar” onde estão seus possíveis clientes. O fato é que num ramo de atividade onde tudo é novidade, vale testar diversos meios de comunicação para encontrar e atrair o publico.
Principalmente, nos dias atuais onde o meio digital tem efeito rápido e positivo, as mídias disponíveis na internet são grandes aliadas para testar o público-alvo dos coworkings. Tanto anúncios no Adwords como matérias em blogs, revista eletrônica e portais são ótimos meios para divulgação, principalmente, quando o canal é voltado para o público que você pretende atingir.
O importante é ter em mente que existem vários públicos para vários tipos de Coworking e o estilo do seu espaço vai determinar o estilo do publico que irá frequentá-lo. Sendo assim, muito importante é definir como será montado o seu espaço de Coworking, desde o local até a decoração, para que seja coerente com o seu público-alvo, caso contrário, o sucesso pode não ser atingido.