Uma das perguntas que mais recebo atualmente é a seguinte: será que o coworking é lucrativo? O importante é que você, empreendedor que pretende abrir um espaço de coworking, defina qual é o seu objetivo com a montagem de um escritório coworking. Essa definição é crucial para que você saiba os possíveis resultados que podem vir através desse passo. Os objetivos podem ser vários, dentre eles:
– Remunerar um imóvel que esteja parado;
– Empreender e montar um negócio novo;
– Fomentar o empreendedorismo e o networking entre as pessoas;
Enfim, os motivos para o estabelecimento de um coworking devem ser levados em conta para que você saiba de onde partir e para aonde ir.
Lucratividade do coworking
Sobre a lucratividade do coworking é importante saber que o resultado não é imediato e que o retorno do investimento vem, geralmente, entre 9 e 12 meses de operação. Este período é o que chamo de ponto de equilíbrio para que seu negócio chegue ao que fora planejado. É importante que isso fique claro para quem deseja abrir um coworking.
Lucro líquido
Outra informação que vale a pena dizer a vocês é sobre o lucro líquido, que pode ser de 20% ou mais dependendo de como você vai gerir seus custos fixos do seu coworking. A gestão de custos é essencial em um espaço de coworking.
Serviços para agregar valores
Para finalizar, reforço a dica sobre a importância de serviços que agreguem valores ao seu coworking, outros serviços que sirvam para complementar a receita do aluguel das salas de seu coworking.
É sempre muito válido ressaltar que essa receita adicional vai ser importante por impactar consideravelmente no resultado de seu negócio. Essa dica é uma das principais que utilizo, baseada em minha experiência em assessorias e que auxiliam empreendedores na montagem do coworking.
Deixe sua sugestão aqui, compartilhe sua história conosco.