Posso dizer com total segurança que uma boa estratégia tem sido o alicerce da construção de competitividade nos negócios por muitos anos. Mas, no futuro, a busca por vantagem competitiva sustentável deverá começar com um modelo de negócio, desenvolvido hoje. No entanto, a maioria das empresas ainda não compreende esse cenário.
Você sabe o que é um modelo de negócio? Entende por que precisa criar um? Bom, resumidamente, um modelo de negócios geralmente inclui uma descrição de seus clientes, como eles utilizam o produto, como você distribui o seu produto e os detalhes sobre como promover o seu negócio. Ele também descreve as principais tarefas operacionais, de pessoal e outras necessidades de recursos, bem como detalhes sobre como o negócio é conduzido.
Separei quatro etapas essenciais para mostrar a você como desenvolver seu plano de negócios com base no reflexo do mercado, do produto e das atitudes do público-alvo e entrar na competitividade com “garras e presas à mostra”:
- Declaração de visão:Você deve começar o seu modelo de negócio com um esboço conciso de seu propósito e objetivos de negócios.
- Pessoas:De longe, o ingrediente mais importante para o seu sucesso vai ser você mesmo. Concentre-se em como suas experiências anteriores serão aplicáveis a seu novo negócio. Prepare um currículo de si mesmo e um para cada pessoa que vai estar envolvida com você no início do negócio. Esta parte do seu plano vai ser lida com muito cuidado por aqueles com quem você terá relacionamentos, inclusive credores, investidores e fornecedores.
- Perfil da empresa:Defina e descreva seu negócio pretendido e exatamente como você pretende conduzi-lo. Tente manter o foco no mercado que você pretende servir.
- Avaliação econômica e de fluxo de caixa:Tenha uma avaliação completa do ambiente econômico em que a sua empresa vai estar inserida. Inclua também um fluxo de caixa de um ano que irá incorporar as suas necessidades de capital. E tenha uma avaliação sobre o que poderia dar errado e como você pretende lidar com os problemas que podem surgir.
O plano de negócio não é um documento engessado, e pode ser adaptado na medida em que a empresa cresce. Mas, o mais importante é ter esses quatro passos em mente no início, para conseguir arquitetar os seguintes com sucesso.
Temos um e-book para você que quer aprender a criar seu Plano de Negócios da maneira correta para obter sucesso no negócio
[botao link=https://conteudo.cwk.com.br/como-montar-um-plano-de-negocio?utm_source=Landing&utm_medium=Landing&utm_campaign=e-book-plano-de-negocio]BAIXE GRATUITAMENTE AQUI[/botao]
E então, este artigo foi útil para você? Deixe um comentário contando o que você acha fundamental ao iniciar um negócio.
Uma resposta
Sim, bom.