Até o dia 29 de abril, os contribuintes devem declarar seu Imposto de Renda. E nessas horas, principalmente para declaradores de primeira viagem, vêm as dúvidas sobre como fazer adequadamente sua declaração.
E se você é uma dessas pessoas que precisa de uma orientação, separamos algumas dicas importantes sobre o passo a passo para declarar o seu IR.
1º – Reúna seus documentos
Antes de iniciar a declaração, reúna todos os documentos que trazem as informações que precisarão constar no seu IR. A revista Exame fez uma relação completa desses documentos. Você pode ver aqui.
2º Baixe o programa gerador da declaração
O Programa Gerador Da Declaração (PGD), pode ser baixado no site da Receita Federal.
A declaração também pode ser feita pelo seu smartphone ou tablet ou iPad, com o programa m-IRPF, que é acessado pelo app Pessoa Física.
3º Preencha os dados
Você deve informar todos os seus rendimentos, despesas e dívidas referentes ao ano de 2015, assim como a posse de bens que faziam parte do seu patrimônio em 31/12/2015.
Você preenche essas informações nas fichas do menu à esquerda do sistema.
4º Escolha o modelo de declaração: completo ou simplificado
Após preencher seus dados, você seleciona o modelo de tributação da sua declaração, no quadro situado no canto inferior esquerdo do programa. A declaração simplificada tem um abatimento único de 20% dos rendimentos tributáveis, limitado a 15.880,89 reais. E a declaração completa tem deduções feitas uma a uma.
5º Envie sua declaração até 29 de abril de 2016
A sua declaração de IR deve ser enviada até as 23h59min59sdo dia 29 de abril de 2016.
6º Retifique a declaração, se precisar corrigir erros
Se você já tiver enviado a declaração, mas percebeu que há um erro ou informação faltando, você pode alterar por meio da declaração retificadora. É só abrir o programa da declaração original a ser corrigida e selecionar a opção “Declaração Retificadora”, logo abaixo da pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer?”. Depois, informe o número do recibo da declaração a ser retificada e faça as alterações necessárias.
E então, conseguiu sanar suas dúvidas sobre o processo para fazer sua declaração de IR?