Nesse vídeo explico quais são as diferenças entre ter um escritório próprio ou alugar um espaço ou uma sala em um coworking.
# Privacidade: dentro de um coworking a sua privacidade será sempre limitada pois em um ambiente compartilhado várias pessoas dividem o mesmo espaço. Para se obter uma maior privacidade, os coworkings possuem salas de reunião que podem ser alugadas por hora. Obviamente que num escritório próprio, a sua privacidade será muito maior.
# Estrutura Operacional: dentro de um coworking a estrutura operacional que irá te ajudar no dia a dia de sua empresa é pre definida, ou seja, a telefonista, o motoboy, o manuseio de correspondências e todas outros processos operacionais já possuem um script pré definido. Quando se tem o escritório próprio, essas rotinas podem ser personalizadas de acordo com a sua necessidade.
# Personalização da estrutura física: montar um escritório próprio pode ser prazeroso principalmente porque você pode decorar a estrutura de acordo com os seu gosto. O coworking já estará pronto a no máximo você vai poder mudar algum detalhe na sala privativa, se esse for o seu caso. Antes de contratar um coworking é interessante visitar os diversos tipos de estrutura que se encontram no mercado e escolher aquela que mais se identifica com o seu estilo.
# Redução de custo: a redução de custo operacional quando se usa o coworking acontece pois você estará dividindo os mesmos com outros empreendedores e empresas e com isso, existe a possibilidade de se ter serviços até mais profissionais do que se você montar um escritório sozinho.
# Networking: a interação pessoal e profissional acontece naturalmente quando se divide o ambiente de trabalho. A sensação de não estar sozinho no ambiente possibilita as pessoas serem mais sociáveis e inclusive, muitos contratos são fechados entre os próprios empreendedores que circulam no coworking. Já é conhecido o fato de o escritório próprio, muitas vezes, fazer com que a pessoa se isole e tenha dificuldades de relacionamento profissional ao longo do tempo.