Você provavelmente já notou que o coworking é uma modalidade de empreendimento que tem ganhado muito espaço mundo afora. Em cada lugar, podemos ver um escritório compartilhado, seja ele em uma casa ou em um prédio.
A tendência é de franco crescimento, ainda mais com os baixos custos que o coworking oferece às empresas interessadas. Alugar um imóvel para sediar uma equipe de profissionais não é uma tarefa fácil, mas arcar com infraestrutura de primeira, ótima localização e clientes empenhados pode ser bem simples. Os empresários estão em busca de praticidade e o escritório compartilhado tem sido uma das melhores alternativas.
Tenho um local para abrir um coworking. Agora é questão de tempo, correto?
Não. É preciso pensar em um ponto crucial para quem quer ser dono de coworking: saber lidar com pessoas. Isso significa que você deve enxergar as necessidades dos clientes, identificar os pontos que podem ser considerados. Em outras palavras, saber ser ‘humano’.
Pessoas são diferentes
As pessoas as quais você terá contato apresentam vários estilos. Há aqueles mais formais; por outro lado, há o pessoal mais alternativo. Cada um traz consigo uma filosofia de vida, um humor diferente, um comportamento distinto, etc.
Sendo assim, você precisa estar preparado para isso, pois uma atitude rude com algum grupo específico, por exemplo, pode sepultar seu empreendimento. O respeito à diversidade é a regra que muitas empresas adotaram em sua política de valores. O mesmo deve acontecer em seu coworking. Lembre-se que as pessoas são diferentes e a diversidade é bem-vinda. Cada um tem uma demanda específica.
Detalhe que influencia
Você quer ser proprietário de um coworking e terá a sua sala exclusiva? É melhor pensar em outra coisa, pois a sua ‘sala’ será o escritório compartilhado, junto com os demais clientes. Dessa forma, seu contato com as pessoas será intenso e muito produtivo. Lembre-se que a tônica do coworking é o compartilhamento de desafios e vitórias.