Com o aumento da oferta de profissionais freelancing, o espaço compartilhado se tornou uma oportunidade para empreendedores independentes recém-chegados ao mercado e ou mesmo para profissionais home office que querem resolver as desvantagens de não ter um endereço comercial e lidar com as distrações de um ambiente doméstico.
O aumento na procura por esses espaços exigiu dos coworkings uma adaptação à diversidade do público, mas existe algo que o coworking não pode proporcionar – apenas orientar – para o bem-estar de todos os ocupantes do espaço: bom senso no comportamento. Não seja o chato do coworking.
A Você SA citou 7 práticas importantes para o bom convívio nos espaços compartilhados para que você não se torne “persona non grata” no espaço (o que pode gerar uma série de problemas e, em casos mais graves, até o convite para a saída do cliente).
Uso da Cozinha e Alimentos Alheios
A geladeira é compartilhada, mas os itens dentro dela NÃO. Pegue apenas o que for seu. E apesar do local contar com manutenção de limpeza, a louça é por conta de cada um.
Networking é fundamental
O espaço também é pra isso, não se isole. Aproveite para conhecer outros ambientes e, claro, as pessoas. Você pode encontrar inspiração profissional e fazer contato com quem atua na sua ou outras áreas de conhecimento.
Use o Bom Senso
Apesar de ser um ambiente sem muita formalidade, o bom senso resolve qualquer dúvida de comportamento, inclusive no vestiário.
Cuidado com o Volume
Seja do som do seu computador, do seu tom voz ou na hora de falar no celular, lembre-se que existe um colega ao lado. Não é preciso agir como se tivesse em uma biblioteca, mas, novamente, o bom senso aqui é aconselhável.
Organização
A política da boa vinhaça é uma ótima prática. Lembre-se que nem sempre sua mesa será só sua, então cuidado com a bagunça e mantenha seu espaço limpo.
Excesso não cheira bem
Os locais abertos liberados para fumantes também são frequentados por não fumantes. Perfumes e odorizadores fortes podem incomodar e causar dores de cabeça. Cada um tem suas preferências, claro, mas a única forma de um cheiro não “dominar” o local é não exagerando.
Regras da casa
Na hora de escolher o coworking, observe se o estilo do local como ambientação,
regras e perfil do público se encaixa ao seu. Conhecer as regras certamente vai te ajudar a decidir.
Fonte aqui