O coworking é um modelo de ambiente de trabalho compartilhado relativamente novo, e que ainda é frequentemente relacionado à imagem das incubadoras de startups. Apesar de esses espaços estarem em franca expansão no Brasil e no mundo, há profissionais que ainda têm dúvidas sobre essa proposta.
Hoje o modelo já se tornou mais conhecido, mas algumas dúvidas sobre o funcionamento do coworking ainda permanecem. Para separar fatos de “boatos”, Bruna examinou listou mitos e verdades sobre esse tipo de empreendimento:
1 – Coworking não é trabalho “de verdade” – Mito

Portanto, quem quiser se “dar bem” em um coworking, deve estar focado no trabalho acima de tudo. “Essa é uma das razões pelas quais o modelo tem crescido entre os freelancers e os profissionais liberais, que são atraídos pelo excelente custo-benefício e pela possibilidade de networking”, complementa.
2 – Em coworking não há privacidade – Mito

“Aqueles que precisam se manter focados em um projeto o tempo todo encontrarão nas salas privativas o lugar ideal para colocar a ‘mão na massa’, sem intromissões Ao mesmo tempo, podem desfrutar das vantagens de optar por um coworking, como o custo mais baixo e toda a estrutura incluída no contrato”.
3 – Horários são mais flexíveis – Verdade

Esses detalhes da personalidade de cada profissional, que nem sempre são tão levados em conta pelas empresas, ficam evidentes no espaço de trabalho compartilhado. Segundo ela, hoje é perfeitamente possível encontrar coworkings que ficam abertos todos os dias, incluindo os finais de semana, e até 24 horas. “Essa é uma tendência, que acaba facilitando muito a vida dos profissionais”.
4 – Coworking é um pedaço de nossa casa – Verdade

“Já é possível encontrar ambientes de trabalho compartilhados ‘pet friendly, nos quais é permitido levar cães ou gatos de estimação. Essa é uma grande vantagem para os donos de pets, que crescem a cada dia no Brasil, e muitas vezes querem trabalhar em escritório mas resistem em deixar o bichinho sozinho o dia todo”.
Os coworkings, vale lembrar, não são todos iguais: alguns são mais informais do que outros, e as regras de uso e convivência podem varia bastante de um para outro. “Procure escolher aquele que se encaixa melhor às suas necessidades”.
5 – Coworking não tem boa estrutura – Mito

Uma estrutura operacional coletiva funcionando bem também é regra. “Isso envolve serviços de segurança, limpeza e entrega. É importante que esses e outros aspectos funcionem bem, caso contrário, podem comprometer a experiência dos usuários”.