Planejamento na abertura de um espaço de Coworking - CWK Coworking

Voltar

Planejamento na abertura de um espaço de Coworking

Antes de abrir qualquer tipo de empresa, é fundamental que se faça um planejamento sério, tanto para saber se o negócio é realmente viável para um determinado mercado quanto para reduzir as possibilidades de fechamentos prematuros.

No caso da abertura de Coworkings, não é diferente e, talvez pela simples falta de itens essenciais que um planejamento identifica, muitas empresas do segmento fecham as portas pouco tempo depois de terem iniciado suas atividades.

Muitos podem ser os fatores que fazem uma empresa fechar, mas se você souber como realizar um planejamento bem feito antes de iniciar seu espaço de Coworking, as chances de sucesso aumentam expressivamente.

O que levar em conta na hora de planejar seu coworking

Como será e quem fará a administração: tenha em mente que um Coworking foca em serviços, e por isso precisa de uma administração eficiente, planejada e cuidadosa (assim como e qualquer tipo de empresa).

Avalie qual é realmente o foco do seu negócio: se criar um Coworking fosse apenas para alugar espaços comerciais, não teria tomado a proporção mundial que tomou. Caso seja essa sua intenção, você deve repensar o segmento do seu negócios. Um coworking é uma empresa de serviços.

O objetivo não deve ser apenas diluir os próprios custos operacionais pois, na ponta do lápis, você estará dobrando seu custo operacional. Você terá que administrar os custos do seu negócio principal e do seu Coworking.

Qual é o tempo que você está disposto a esperar para ter o retorno ideal: tenha em mente que será necessário um tempo de maturação do negócio e, durante esse período, o seu negócio pode dar prejuízo e será necessário completar o fluxo de caixa mensalmente.

É crucial ter o planejamento de fluxo de caixa e valor reservado para mantê-lo em andamento até que a empresa entre nos trilhos.

O marketing, o portfólio de serviços e a administração do espaço são igualmente importantes: Muitos donos de espaço possuem o Coworking como um segundo negócio e isso faz com que o tempo dedicado seja menor e, muitas vezes, os recursos financeiros também.

Não pensar em como destinar investimento para a prospecção de novos clientes pode comprometer todo o planejamento. Tenha certeza de que esses fatores não passarão em branco.

Gostou? Clique aqui e fale conosco

Bruna Lofego

Bruna Lofego é administradora, formada pela UNA, com 15 anos de experiência em administração de empresas e 12 em empreendedorismo. Cursou especialização em marketing digital na ESPM e pós graduação em Marketing na UNA. Há cinco anos fundou a CWK Coworking, em expansão por todo o Brasil e se especializou na terceirização de serviços operacionais. É autora do Blog da CWK em que aborda a gestão de um espaço de coworking e empreendedorismo em geral.

Veja outros posts do autor

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.

24 respostas para “Planejamento na abertura de um espaço de Coworking”

  1. cris disse:

    Olá Bruna, estamos planejando abrir um espaço de coworking no interior de SP e gostaria de algumas informações sobre o tipo de empresa que deve ser aberta. Poderia dividir alguma informação a respeito conosco? Ou tem alguma sugestão de site que possa detalhar estas informações? Andei procurando, mas ainda não encontrei.
    Achei muito interessantes os artigos publicados a respeito do negócio. Parabéns!

    • Bruna Bruna disse:

      Olá Cris, Primeiramente desculpe a demora em responde-la. Geralmente são abertas CNPJ com o CNAE 82.11-3-00 no regime tributário Simples Nacional. Um abraço!

    • Cris e Bruna,
      Dependendo do porte da cidade (em números de habitantes) temos planejamento para um coworking classificado como MEI (em função de custos e despesas) classificado com atividade principal 82.99-7/07 (Salas de acesso à Internet).
      Entendemos (e temos aval de um contador) que é uma forma apropriada para começar um Coworking pois o principal serviço é o acesso à Internet (não concebemos um Coworking sem este serviço ou com a qualidade do mesmo ruim). Como atividade principal, temos a locação de espaço como equipamentos de escritório. Se em função do aumento de serviços prestados, o enquadramento ficar insuficiente, muda-se o enquadramento do negócio e da atividade principal. É a forma que estamos apoiando a criação de pequenos coworkings ou coworkings temáticos.
      Desculpe a impertinência ao comentar…

  2. Jefferson Leite disse:

    Olá Bruna, estou planejando abrir um espaço de coworking em Salvador BA e gostaria de algumas informações sobre o tipo de empresa que deve ser aberta. Poderia me orientar sobre quais questionamentos iniciais devo ter, qual a finalidade desse negócio essas informações? Ou tem alguma sugestão de site que possa detalhar estas informações? Andei procurando, mas ainda não encontrei.
    Achei muito interessantes os artigos publicados a respeito do negócio. Parabéns!

    • Bruna Bruna disse:

      Olá Jefferson, Primeiramente desculpe a demora em responde-lo. Geralmente são abertas CNPJ com o CNAE 82.11-3-00 no regime tributário Simples Nacional. Um abraço!

  3. Renê disse:

    Boa tarde Sra. Bruna!
    Este é meu primeiro contato com COWORKING. Gostaria de entender um pouco mais!
    Por exemplo: Eu e mais 3 irmãs, temos uma casa de alvenaria, com 250m2, em pleno centro de nossa cidade! Sem contar, os quase 600m2 de área para estacionamento e jardim. O imóvel esta fechado! Poderiamos reformar e transforma-la em um COWORKING? Ou seja, diversas Empresas seriam nossos inquilinos?
    Será necessário uma pesquisa junto a estas Empresas, para verificar a real possibilidade de se transferirem para nosso imóvel (COWORKING)?
    Qual tipo de contrato?

    • Bruna Bruna disse:

      Olá Renê, primeiramente desculpe a demora em responde-lo. As empresas de coworking prestam um serviço aos seus clientes que baseia-se na terceirização dos serviços de escritórios. Não existe contrato de aluguel no espaço de coworking. O seu imóvel parece perfeito, dê uma olhada em nosso site http://www.cwkfranquia.com.br Um abraço!

  4. EDMIR disse:

    Olá. Tenho um imóvel na cidade de Resende-RJ, que tem 122 mil hab. Seria viável abrir um Escritório virtual coworking nesta localidade. A Cidade é o 3º pólo automobilístico do Brasil.

    • Bruna Bruna disse:

      Olá Edmir, primeiramente desculpe a demora em responde-lo. Meus estudos ainda não contemplaram a abertura de uma unidade no interior, no entanto, eu acredito que o coworking possa ser aberto em qualquer cidade. É preciso fazer um estudo do valor que o seu mercado aceitaria pagar pelo serviço de escritório compartilhado para verificar se a receita do seu negócio seria ideal para mante-lo funcionando. Um abraço!

    • Vicki disse:

      My hometown is Moorhead, MN. It&;#2178s special to me because I was born there, and grew up there. It’s a great town, with small town values, even though it’s across the river from Fargo, ND, a fairly large town. Moorhead values education, and has not one, but 2 colleges and a technical college.

  5. camila disse:

    Ola Bruna,

    Voce sabe se tem alguma licença especial para o funcionamento de um espaço co-working?

    Grata,

    Camila.

  6. […] e outras dúvidas, criei este post esclarecedor, que vai te mostrar o passo a passo para não só abrir um escritório de coworking, mas ter sucesso no ramo. Quer montar um coworking? Continue […]

  7. Alexandre disse:

    Olá Bruna!
    Gostaria de saber como é feita a divulgação do espaço e como atrair mais coworkers? Google, Facebook, site e boca a boca apenas?
    Obrigado!

    • Equipe CWK Equipe CWK disse:

      Olá Alexandre, desculpa na demora para responder.. A divulgação do espaço para atrair vem muito do Google (Adwords), um site bacana conta muito, com conteúdo relevante para o seu público. Não se pode descartar nenhuma das opções, mas faz parte testar para ver qual irá ter um resultado positivo.
      Espero ter ajudado.
      Abraço

  8. […] interessado no universo do coworking? Entre em contato […]

  9. […] Planejamento na abertura de um espaço de coworking […]

  10. […] você pensou que poderia conciliar uma carreira determinada com a administração de coworking, pode mudar de ideia. Ser proprietário de um escritório compartilhado requer dedicação total ao […]

  11. […] Montar um coworking não é uma tarefa extremamente difícil, mas é preciso saber que profissionais não podem faltar para o seu negócio. Afinal, os clientes que desejam se estabelecer em suas instalações desejam comodidade e conforto. […]

  12. luana tschope disse:

    qual; a viabilidade financeira? custos de abertura, manutenção..?

  13. […] vale a pena ou não, alugar um imóvel para montar um Coworking é avaliar as finanças, analisar o planejamento, o plano de negócio, o mercado e seu contexto atual, e assim, tomar a decisão mais […]

  14. Importantíssimo tema para um coworking, como demais atividades que devem ser realizadas para montar qualquer negócio.
    Vejo que esta questão está prejudicando muitos negócios e sua sustentabilidade.
    Planejamento não é feito ou é construído de maneira muito incipiente. Estou aterrorizado com a quantidade de pessoas, especialmente em tempos de desemprego em alta, como nos dois últimos anos, que pegam todo seu dinheiro e compram franquias, inventam startups ou entram em sociedades sem saberem nem o significado e como fazer “fluxo de caixa”, “capital de giro” para o curto e médio prazo. Muito dinheiro tem sido jogado fora po conta de não se planejar o negócio.

  15. Bruna,
    Excelente iniciativa de resgatar este tipo de post publicado há algum tempo… Seria interessante que aqueles que utilizaram e leram o post, dessem algum tipo de retorno sobre como procederam e os resultados…
    PARABÉNS !!!

  16. victor lima dos santos disse:

    Boa tarde Bruna, trabalho com moveis para escritórios onde consigo achar os produtos e arquitetos no seguimento de coworking?

  17. […] post: Planejamento na abertura de um espaço de coworking falamos um pouco mais sobre o planejamento na abertura de um espaço de Coworking e sua […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter