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Planejamento na abertura de um espaço de Coworking

Planejar uma empresa é a fase mais importante para a abertura da mesma. É nessa fase que se detecta a viabilidade do negócio e muitas vezes a ideia torna-se inviável quando se completam todos os estudos. Temos notícias de alguns fechamentos de espaços de Coworking pelo Brasil e algumas dificuldades enfrentadas por outros que abriram recentemente. Obviamente que não tenho conhecimento a fundo dos problemas de cada um, mas uma pergunta me vem a mente sempre que escuto sobre as dificuldades dos espaços de Coworking: como as pessoas planejam a abertura do espaço de Coworking? Eu já escrevi uma vez que o Coworking é uma empresa como outra qualquer foca em serviço, isso quer dizer que um espaço de Coworking precisa de administração eficiente, planejada e cuidadosa assim como qualquer tipo de empresa.

Primeiramente, caso o objetivo do Coworking seja apenas diluir os próprios custos operacionais do negocio do seu dono é melhor rever se seu interesse é mesmo ter um espaço, pois na ponta do lápis você vai estar dobrando seu custo operacional. Você vai ter que administrar os custos do seu negócio principal e do seu Coworking. Caso você tenha um imóvel e ache que é mais fácil alugá-lo para vários pequenos inquilinos do que para um inquilino apenas, você está repletamente enganado, se o Coworking fosse apenas alugar m², não teria tomado a proporção mundial que tomou. Se você tem em mente abrir uma empresa de serviços, ótimo! Porque é isso que um espaço de Coworking é, em termos administrativos.

Ao planejar abrir um espaço, é muito importante levar em consideração que, como qualquer pequena empresa, é necessário um tempo de maturação do negócio e durante essa maturação o seu negócio vai dar prejuízo e será necessário completar o fluxo de caixa mensalmente. Por isso, planejar a necessidade do fluxo de caixa e ter o valor reservado para mantê-lo em equilíbrio até que a empresa obtenha clientes é essencial. Isso é necessário porque, ao contrário da maioria das empresas de serviços, o Coworking tem como o principal custo o aluguel do imóvel e, como geralmente um espaço está locado em locais com mais de 100m2, os aluguéis não são baratos. Sem fluxo de caixa equilibrado, nenhuma empresa avança para o sucesso.

O marketing, o portfólio de serviços que serão oferecidos e a administração do espaço são igualmente importantes. Muitos donos de espaço possuem o Coworking como um segundo negócio e isso faz com que o tempo dedicado seja menor e muitas vezes os recursos financeiros também sejam menores. A soma desses fatos pode contribuir para o insucesso dos negócios porque detalhes importantes não serão planejados e quando os problemas aparecerem o improviso será necessário.

Obviamente que não existe uma receita de bolo e cada empresário tem uma forma de administrar, no entanto, meu objetivo é alertar para o planejamento, principalmente, financeiro, para quem deseja montar um espaço de Coworking pois como trata-se de uma novidade muito recente no Brasil, o sucesso pode demorar mais do que o normal.

Bruna Lofego

Bruna Lofego é administradora, formada pela UNA, com 15 anos de experiência em administração de empresas e 12 em empreendedorismo. Cursou especialização em marketing digital na ESPM e pós graduação em Marketing na UNA. Há cinco anos fundou a CWK Coworking, em expansão por todo o Brasil e se especializou na terceirização de serviços operacionais. É autora do Blog da CWK em que aborda a gestão de um espaço de coworking e empreendedorismo em geral.

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24 respostas para “Planejamento na abertura de um espaço de Coworking”

  1. cris disse:

    Olá Bruna, estamos planejando abrir um espaço de coworking no interior de SP e gostaria de algumas informações sobre o tipo de empresa que deve ser aberta. Poderia dividir alguma informação a respeito conosco? Ou tem alguma sugestão de site que possa detalhar estas informações? Andei procurando, mas ainda não encontrei.
    Achei muito interessantes os artigos publicados a respeito do negócio. Parabéns!

    • Bruna Bruna disse:

      Olá Cris, Primeiramente desculpe a demora em responde-la. Geralmente são abertas CNPJ com o CNAE 82.11-3-00 no regime tributário Simples Nacional. Um abraço!

    • Cris e Bruna,
      Dependendo do porte da cidade (em números de habitantes) temos planejamento para um coworking classificado como MEI (em função de custos e despesas) classificado com atividade principal 82.99-7/07 (Salas de acesso à Internet).
      Entendemos (e temos aval de um contador) que é uma forma apropriada para começar um Coworking pois o principal serviço é o acesso à Internet (não concebemos um Coworking sem este serviço ou com a qualidade do mesmo ruim). Como atividade principal, temos a locação de espaço como equipamentos de escritório. Se em função do aumento de serviços prestados, o enquadramento ficar insuficiente, muda-se o enquadramento do negócio e da atividade principal. É a forma que estamos apoiando a criação de pequenos coworkings ou coworkings temáticos.
      Desculpe a impertinência ao comentar…

  2. Jefferson Leite disse:

    Olá Bruna, estou planejando abrir um espaço de coworking em Salvador BA e gostaria de algumas informações sobre o tipo de empresa que deve ser aberta. Poderia me orientar sobre quais questionamentos iniciais devo ter, qual a finalidade desse negócio essas informações? Ou tem alguma sugestão de site que possa detalhar estas informações? Andei procurando, mas ainda não encontrei.
    Achei muito interessantes os artigos publicados a respeito do negócio. Parabéns!

    • Bruna Bruna disse:

      Olá Jefferson, Primeiramente desculpe a demora em responde-lo. Geralmente são abertas CNPJ com o CNAE 82.11-3-00 no regime tributário Simples Nacional. Um abraço!

  3. Renê disse:

    Boa tarde Sra. Bruna!
    Este é meu primeiro contato com COWORKING. Gostaria de entender um pouco mais!
    Por exemplo: Eu e mais 3 irmãs, temos uma casa de alvenaria, com 250m2, em pleno centro de nossa cidade! Sem contar, os quase 600m2 de área para estacionamento e jardim. O imóvel esta fechado! Poderiamos reformar e transforma-la em um COWORKING? Ou seja, diversas Empresas seriam nossos inquilinos?
    Será necessário uma pesquisa junto a estas Empresas, para verificar a real possibilidade de se transferirem para nosso imóvel (COWORKING)?
    Qual tipo de contrato?

    • Bruna Bruna disse:

      Olá Renê, primeiramente desculpe a demora em responde-lo. As empresas de coworking prestam um serviço aos seus clientes que baseia-se na terceirização dos serviços de escritórios. Não existe contrato de aluguel no espaço de coworking. O seu imóvel parece perfeito, dê uma olhada em nosso site http://www.cwkfranquia.com.br Um abraço!

  4. EDMIR disse:

    Olá. Tenho um imóvel na cidade de Resende-RJ, que tem 122 mil hab. Seria viável abrir um Escritório virtual coworking nesta localidade. A Cidade é o 3º pólo automobilístico do Brasil.

    • Bruna Bruna disse:

      Olá Edmir, primeiramente desculpe a demora em responde-lo. Meus estudos ainda não contemplaram a abertura de uma unidade no interior, no entanto, eu acredito que o coworking possa ser aberto em qualquer cidade. É preciso fazer um estudo do valor que o seu mercado aceitaria pagar pelo serviço de escritório compartilhado para verificar se a receita do seu negócio seria ideal para mante-lo funcionando. Um abraço!

    • Vicki disse:

      My hometown is Moorhead, MN. It&;#2178s special to me because I was born there, and grew up there. It’s a great town, with small town values, even though it’s across the river from Fargo, ND, a fairly large town. Moorhead values education, and has not one, but 2 colleges and a technical college.

  5. camila disse:

    Ola Bruna,

    Voce sabe se tem alguma licença especial para o funcionamento de um espaço co-working?

    Grata,

    Camila.

  6. […] e outras dúvidas, criei este post esclarecedor, que vai te mostrar o passo a passo para não só abrir um escritório de coworking, mas ter sucesso no ramo. Quer montar um coworking? Continue […]

  7. Alexandre disse:

    Olá Bruna!
    Gostaria de saber como é feita a divulgação do espaço e como atrair mais coworkers? Google, Facebook, site e boca a boca apenas?
    Obrigado!

    • Equipe CWK Equipe CWK disse:

      Olá Alexandre, desculpa na demora para responder.. A divulgação do espaço para atrair vem muito do Google (Adwords), um site bacana conta muito, com conteúdo relevante para o seu público. Não se pode descartar nenhuma das opções, mas faz parte testar para ver qual irá ter um resultado positivo.
      Espero ter ajudado.
      Abraço

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  12. luana tschope disse:

    qual; a viabilidade financeira? custos de abertura, manutenção..?

  13. […] vale a pena ou não, alugar um imóvel para montar um Coworking é avaliar as finanças, analisar o planejamento, o plano de negócio, o mercado e seu contexto atual, e assim, tomar a decisão mais […]

  14. Importantíssimo tema para um coworking, como demais atividades que devem ser realizadas para montar qualquer negócio.
    Vejo que esta questão está prejudicando muitos negócios e sua sustentabilidade.
    Planejamento não é feito ou é construído de maneira muito incipiente. Estou aterrorizado com a quantidade de pessoas, especialmente em tempos de desemprego em alta, como nos dois últimos anos, que pegam todo seu dinheiro e compram franquias, inventam startups ou entram em sociedades sem saberem nem o significado e como fazer “fluxo de caixa”, “capital de giro” para o curto e médio prazo. Muito dinheiro tem sido jogado fora po conta de não se planejar o negócio.

  15. Bruna,
    Excelente iniciativa de resgatar este tipo de post publicado há algum tempo… Seria interessante que aqueles que utilizaram e leram o post, dessem algum tipo de retorno sobre como procederam e os resultados…
    PARABÉNS !!!

  16. victor lima dos santos disse:

    Boa tarde Bruna, trabalho com moveis para escritórios onde consigo achar os produtos e arquitetos no seguimento de coworking?

  17. […] post: Planejamento na abertura de um espaço de coworking falamos um pouco mais sobre o planejamento na abertura de um espaço de Coworking e sua […]

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