Começar um negócio hoje em dia não é tarefa fácil. Isso por que a maioria das empresas que estão para nascer exigem muitos recursos, e uma certa quantidade de capital para tirar as ideias do papel. No entanto, existe um conceito para as pequenas empresas que estão começando que está mudando tudo, e facilita para os negócios decolarem: o crowdfunding.
Não sabe o que é crowdfunding?
Para quem ainda não conhece, o crowdfunding (ou “financiamento pela multidão”, em tradução literal) é basicamente uma participação coletiva de pessoas que podem investir pequenas quantias em dinheiro, geralmente por meio da Internet, para apoiar negócios que estão iniciando. A mecânica é simples: você apresenta sua ideia ao público, diz quanto precisa arrecadar e qual a data limite para alcançar este feito.
Com o crowdfunding, você pode literalmente atrair uma “multidão” de pessoas, e cada uma passa a ter uma pequena participação em sua ideia de negócio. Isso ajuda a criar uma forte rede de apoio, e se você oferecer a equidade como parte de seu pacote, os investidores também podem se tornar embaixadores da sua marca.
Agora pense comigo, a situação econômica não está lá essas coisas, não é mesmo? É aí que o crowdfunding se torna um método alternativo de obtenção de financiamento para um negócio, projeto ou ideia.
Mas como preparar seu negócio para o crowdfunding?
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para melhorar a sua estratégia de crowdfunding:
- Comece a escrever ou aperfeiçoar seu plano de negócios– Isso ajuda você a determinar os montantes de dinheiro que você precisa levantar. Ele também pode ajudar a delinear as suas expectativas de negócios e aliviar quaisquer preocupações potenciais que os investidores possam ter sobre quão válido e sério o seu empreendimento é.
- Mantenha seus registros de contabilidade organizados – Balanços, demonstrações de fluxo de caixa, projetos financeiros e muito mais podem ajudar você a construir a sua credibilidade com potenciais investidores. E, claro, isso é necessário antes mesmo de lançar sua campanha de crowdfunding.
O crowdfunding tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, assim como no mundo todo. Porém, as pessoas infelizmente lutam muito contra a desconfiança ao investir dinheiro em projetos que pouco conhecem. Mas isso está mudando pouco a pouco.
Para você ter ideia, algumas grandes empresas e produtos/serviços que conhecemos hoje tiveram seu investimento coletivo, como Wikipédia, Linux e YouTube.
Aqui no Brasil, alguns dos mais famosos sites de crowdfunding são:
E você, já pensou nessa possibilidade para o seu negócio?