Quer você queira ou não, as finanças são uma parte necessária da gestão de um pequeno negócio. E não é um bicho de sete cabeças. Separei algumas dicas sobre os procedimentos eficazes que você, assim como eu fiz, pode adotar para melhorar as suas próprias práticas contábeis:
- Contabilidade não é o fim do mundo
Felizmente, a contabilidade de pequenos negócios é muito simples. Se você dividir tudo em pequenas categorias – classificar as despesas, pagamento de pessoas, envio de faturas, etc., tudo se torna muito mais flexível e a complexidade diminui.
- Entenda o seu fluxo de caixa sazonal
Você precisa conhecer seus ciclos de vendas/fechamento de contratos também. Se você é um negócio B2C e vende 50 itens mensais ou mais, o seu ciclo de vendas é provavelmente rápido o suficiente para a preocupação com dinheiro na mão ser menor. Mas se você é uma empresa B2B, e fecha um contrato ou dois por mês, por exemplo, ter capital extra no banco pode significar a diferença entre ser capaz de enfrentar os longos períodos até a próxima venda.
Muitos empresários iniciantes passam por estágios de crescimento da sua empresa, e colocam toda a energia e esforço em seu negócio. Claro, isso é muito bom para curtos períodos de tempo. Mas isso não deve ser uma parte de seus cálculos financeiros de longo prazo. Não é uma finança sustentável para seu negócio.
- Peça descontos
Se você está seriamente apertado financeiramente no negócio, mas quer tirar proveito das soluções existentes, sempre peça descontos. Não vai funcionar em todos os casos, mas você pode se surpreender pela forma como muitas vezes você pode obtém valores mais baixos por apenas perguntar.
Gestão da dívida de negócios é algo que precisa ser bem compreendido, incluindo o conhecimento das diferentes opções de financiamento disponíveis para as pequenas empresas e o quanto as soluções financeiras vão custar. Busque sempre aprender sobre as melhores opções para você.
E então, gostou do artigo? Compartilhe com pessoas que possam se beneficiar também! 🙂