Quando uma empresa decide montar uma sede própria ela escolhe muito bem a região em que seu escritório será montado. O mesmo acontece quando uma empresa escolhe um Coworking para trabalhar. Na CWK, vemos as pessoas escolherem o Coworking pelo fato da região ter ligações com o negócio e também pelo prestigio sócio-econômico que essa região oferece.
Por isso, eu sempre digo que a localização do seu Coworking deve condizer com o público-alvo que ele quer atingir e tem que estar estrategicamente localizado dentro da região que escolher. Não adianta montar uma bela estrutura, numa linda casa num bairro nobre da cidade, se o seu público-alvo não se interessa por estar naquele bairro. Provavelmente, o seu Coworking vai ficar vazio.
Algumas características gerais podem ser enumeradas para a escolha do ponto comercial de um Coworking:
– Estar perto de serviços comerciais como bancos, correios, lojas, restaurantes, bares, farmácias e etc. Esses serviços, quando estão perto do local de trabalho, agilizam o dia a dia das empresas.
– Estar numa região onde tenha várias opções de acesso a transporte público. Isso é importante não somente para quem vai frequentar o seu Coworking, mas também para as pessoas que seus Clientes irão receber dentro do local de trabalho deles, sejam fornecedores ou clientes.
– Estar perto de estacionamentos pagos. Esse item também é essencial, não só para os coworkers, mas para as pessoas que eles irão receber eventualmente.
Além dos clientes olharem itens como os enumerados acima, eles olham também o status que aquele local dará a empresa dele. Algumas pessoas podem discordar dessa opinião, mas vemos claramente isso acontecer aqui na CWK. As pessoas precisam estar localizadas num ponto comercial de prestígio, principalmente, o empreendedor individual e as microempresas, que estão iniciando as atividades na região. Estar num local estratégico da cidade resulta num status comercial importante para as empresas e muitas vezes a escolha do Coworking por um profissional parte desse ponto de vista.
Obviamente que cada região, cidade ou estado possui suas características individuais, mas as premissas aqui apresentadas podem ser aplicadas para qualquer localidade em que você pensa abrir um espaço de Coworking.