Voltar

A montagem de um escritório de Coworking

Nosso escritório de coworking, a CWK, tem 4 anos de existência e nesse último ano a quantidade de pessoas/empresários que nos procuram para pedir ajuda na implementação de um novo escritório de coworking é impressionante. Pelo menos a cada mês temos uma solicitação de consultoria para montagem de um espaço de coworking. Ao mesmo tempo, a cada mês percebemos no mercado um espaço que é fechado pois não conseguiu a quantidade de clientes para se manter funcionando.

Montar um escritório de coworking aparentemente não existe nenhum segredo e a gestão do mesmo pode também parecer simples. Acontece que é preciso ter em mente que o seu potencial cliente precisa se sentir atraído para sair do local onde ele está trabalhando e ir dividir um espaço com outras pessoas. Levando em consideração essa visão, a implantação de um espaço de coworking pode não ser tão simples como parece.

Desenvolvemos uma metodologia para a montagem de um coworking e todos projetos que nos envolvemos aplicamos as seguintes análises:

  • Analise financeira e econômica do projeto:

É elaborado um fluxo de caixa para 3 anos de funcionamento e uma planilha de resultado com diversos cenários de faturamento e mix de serviços vendidos. A análise financeira é essencial para avaliar a viabilidade do negócio.

  • Avaliação do ponto comercial:

Aqui na CWK utilizamos uma metodologia própria para analisar o ponto comercial. Batizamos de SAT que é um cruzamento de dados para avaliar a região onde se encontra o futuro coworking. A localização de um coworking muitas vezes define o público alvo dele e direciona o empreendedor para tomar a melhor estratégia comercial no seu território.

  • Desenvolvimento do layout do local:

É comum as pessoas acharem que qualquer espaço existente pode ser adaptado para ser um coworking. Dentro da elaboração do layout existe uma estratégia para que a disposição das salas, dos móveis e de outros equipamentos sejam feitas de forma a atrair o cliente comercialmente.

  • Desenvolvimento do Contrato de Prestação de Serviços

Elaboração do contrato comercial entre o coworking e o seu cliente observando as normas de conduta para utilização do espaço e proteger as partes num eventual desacordo comercial.

  • Elaboração de tabelas de Planos e Preços

Existem vários meios de se montar uma tabela de preços, os mais utilizados são: baseados no custo operacional do negócio e baseado na concorrência de mercado. Ao orientarmos o coworking sobre isso levamos em conta alguns estudos científicos de comportamento do consumidor assim conseguimos ser mais assertivos na apresentação da mesma.

  • Metodologia de gestão

Desenvolvemos também nossa própria metodologia de gestão operacional que é baseada nos três itens que consideramos essenciais para o coworking: Voz, Dados e Atendimento. Todo o processo de atendimento de atendimento ao cliente, desde uma ligação telefônica até a solicitação de um serviço foram desenvolvidos pela CWK Coworking com base em nossa experiência de mercado. A implantação de toda a estrutura de atendimento desde o aparelho de telefone até a internet sem fio também foi desenvolvida pela CWK e procuramos transferir todo o nosso Know How aos nossos parceiros.

  • Treinamento

Após a implantação da estrutura física e operacional é realizado um treinamento de todo o Staff do cliente bem como o proprietário do negócio. Esse treinamento é presencial e são administradas aulas teóricas e práticas. A participação do proprietário é fundamental pois ele quem irá construir a cultura operacional do seu coworking.

  • Marketing e vendas digital

Dentro do processo de montagem do coworking, é elaborado uma campanha de vendas on line aproveitando o ranking da CWK no Google e a campanha já existente da mesma. O objetivo é abrir o coworking já com um faturamento inicial.

O processo de inauguração de um espaço de coworking depende pode variar de 1 mês a 3 meses dependendo de quais investimentos precisarão ser feitos em estrutura. O tempo de maturação de um espaço varia de 9 meses a 1 ano sendo que após esse período o ponto de equilíbrio tem que ser atingido, caso contrário alguma coisa está errada na operação.

Sendo assim, a montagem de um espaço de coworking, assim como a montagem de qualquer empresa, tem que ser acompanhado de um estudo e um planejamento estratégico com o objetivo de diminuir o risco de insucesso do negócio.

 

 

Bruna Lofego

Bruna Lofego é administradora, formada pela UNA, com 15 anos de experiência em administração de empresas e 12 em empreendedorismo. Cursou especialização em marketing digital na ESPM e pós graduação em Marketing na UNA. Há cinco anos fundou a CWK Coworking, em expansão por todo o Brasil e se especializou na terceirização de serviços operacionais. É autora do Blog da CWK em que aborda a gestão de um espaço de coworking e empreendedorismo em geral.

Veja outros posts do autor

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


13 respostas para “A montagem de um escritório de Coworking”

  1. Boa noite, me tira uma duvida, qualquer pessoa pode montar um espaço coworking? Ou precisa ter alguma formação específica para essa atividade grato !

  2. Pode sim. Não precisa de formação específica.

  3. […] foram apenas alguns dos funcionários que sua empresa de coworking deve contar. Cada espaço tem uma […]

  4. […] tenha necessidade atual de ampliar seu networking, fazer novos contatos e fechar mais negócios. O Coworking é o ambiente ideal para otimizar esta possiblidade, afinal, há profissionais de diferentes áreas […]

  5. […] até te mostro algumas planilhas de resultado para ajudar a você a tomar a decisão. Em nosso post A montagem de um escritório de coworking descrevemos como a CWK pode ajudar na montagem do seu […]

  6. pablo Caldas waghabi disse:

    tenho uma sala de uns 50m² no centro de Niteroi, e queria investir nesses ramo.

    Com esse espaço e possivel montar um C.W. ?

    • Equipe CWK Coworking disse:

      Olá Pablo!

      Em 50m² você terá que aproveitar ao máximo o espaço e talvez sacrificar um pouco as áreas de convivência para aproveitar as áreas produtivas que geram receita, como o escritório compartilhado e as salas privativas, por exemplo.
      Trabalhar com serviços virtuais, como o escritório virtual, que não dependam de espaço físico, também pode ser uma ideia que você possa investir!
      Um abraço!

  7. Renato Cunha disse:

    Gostaria de saber se a CWK terceiriza o serviço de limpeza.

  8. Julia Barros disse:

    Olá, poderia explicar melhor como funciona a metodologia para avaliação do ponto? Estou com um ponto em vista que tenho prós e contras se será bom para um coworking. Gostaria de entender melhor.

    Obrigada

  9. Ilciney disse:

    Olá, tenho em vista um imóvel, que será locado, dentro de um condominio industrial, ele fica a margem de uma rodovia (Dutra) super movimentada, bem na divida entre duas cidades.
    A duvida é, seria possível viabilizar um Cooworking em um espaço alugado, considerando um baixo valor do aluguel?
    O local oferece, muita segurança, heliponto, amplas areas de convivencia, etc…..
    Qual o seu parecer sobre essa ideia inicial?
    Agradeço a atenção.

    • Equipe CWK Coworking disse:

      Olá Ilciney, tudo bem? Antes de montar o coworking é necessário fazer o estudo de viabilidade, até mesmo para avaliar se em um espaço alugado daria certo. Mas já adianto para você que as unidades da CWK Coworking são todas em prédios comerciais e alugados! Fazendo o estudo de viabilidade você avalia se será possível. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter