Muitas pessoas desejam começar um coworking. Já divulguei por aqui que administrar um espaço como esse requer não só vontade, mas paixão pela gestão. De fato, não é uma tarefa simples lidar com pessoas de perfis e necessidades diferentes, mas não é impossível.
É importante que você fique atento a alguns passos que precisam ser pensados antes de abrir um espaço de coworking. Veja mais abaixo.
Você deve gostar de lidar com pessoas
O primeiro tópico a ser levado em conta é a sua disposição em tratar com os clientes diariamente. Lembre-se que sua ‘sala’ será todo o ambiente compartilhado. Você terá contato direto com as equipes de profissionais. Coloque essa questão como uma das primeiras a ser resolvidas: é preciso saber lidar com gente.
Coworking pede um ambiente ideal
O segundo item que devo dizer é o seguinte: os escritórios de coworking pedem um ambiente que seja funcional e, ao mesmo tempo, permita uma interação excelente entre os profissionais.
Não se pode esquecer que a procura das empresas por esses locais se dá, quase na maioria dos casos, pela possibilidade de networking. O espaço deve oferecer segurança, bem-estar e todo o conforto às pessoas.
Serviços indispensáveis
O terceiro detalhe que não pode faltar é a oferta de serviços operacionais que fazem toda a diferença para o pessoal que escolhe o coworking: recepção, serviços de telecomunicação, copa, limpeza, mensageiro, etc.
De fato, para começar um coworking é preciso um imóvel bem amplo e que tenha condições de abrigar as equipes que se disponibilizarem a alugar o espaço. Uma maneira de não ficar sobrecarregado é contar com pessoas de sua confiança para a abertura do coworking. Certamente que, sozinho, é impossível que um projeto tão audacioso consiga sair do papel.
Gostaria de pedir que vocês continuassem a conferir os meus conteúdos. Não deixe de clicar e assinar meu canal no YOUTUBE. Muito obrigada pela audiência!