Voltar

Como fazer sua empresa não depender de você?

Quem não quer empreender hoje em dia? Só de pensar na liberdade que é ter o seu próprio negócio já da um frio na barriga! No entanto, a realidade é bem diferente, o que mais vemos são empreendedores completamente sem tempo para nada. A agenda é tão cheia que muitas vezes as coisas mais importantes da vida ficam para depois, como por exemplos, os filhos e a família.

Ter um negócio próprio requer disciplina, equilíbrio e muita paciência. A afobação, o desespero e o senso de urgência são itens que podem levar qualquer empresa a ter sérios problemas administrativos e operacionais.

Os Mitos!verdade-ou-mito

É verdade que empreender é empolgante e motivador. Ver a sua própria ideia, o seu próprio trabalho dando resultado prático diariamente é muito excitante e faz você querer dar o sangue pela sua empresa cada vez mais! No entanto, alguns mitos você precisa saber antes de entrar nessa prática:

  • Você poderá fazer o seu próprio horário: É o primeiro mito que existe, você só consegue fazer o seu próprio horário depois que sua empresa já maturou e já deu resultados, até lá, você cumprirá fielmente o ritual das 08 as 18 e ainda fara hora extra, acredite!
  • Você vai recuperar o valor investido em menos de 12 meses: Não vai, se acostume com a ideia de que nos próximos 12 meses o que você mais vai fazer é colocar dinheiro na empresa e não retirar dinheiro dela.
  • Você terá clientes já no primeiro mês: Talvez aconteça. O mais provável é que não aconteça e nem por isso o seu negócio não deu certo. É aos poucos que se conquista o mercado e principalmente é errando que se aprende mais.
  • Você não vai ter mais chefe: Bom, isso depende do ponto de vista de cada um. Eu considero isso um mito porque você passa a se cobrar muito mais do que quando era funcionário e a pressão por resultados passa a ser muito maior.


A minha experiência:

 5 anos atrás montei a CWK Coworking, alguns me receberam bem no mercado, outros nem tanto. Na época, acredito que haviam apenas uma dezena de empresas desse tipo no Brasil, ou seja, era um negócio praticamente novo e poucas pessoas sabiam do que se tratava.

Atrair clientes não foi tão difícil, o mais difícil foi fazer com que esses possíveis clientes soubessem que existia ali, na Savassi, em Belo Horizonte, uma solução para um problema da grande maioria dos pequenos empresários. Com uma boa assessoria de imprensa, conseguimos destaques na imprensa local com matérias que foram essenciais para a decolagem da CWK Coworking.

Quando decidi empreender eu também decidi que não queria mais cumprir horários de trabalho fixo. Decidi que não queria ter chefe e decidi que gostaria de fazer pelo menos 3 viagens maravilhosas por ano. Para isso, eu resolvi que precisava de uma estratégia pois deixando apenas as coisas correrem eu não iria conseguir. Abaixo eu demonstro um pouco da minha experiência de como fazer sua empresa não depender de você.

Porque fazer a sua empresa não depender de você:

Depois que você conseguir fazer sua empresa não depender de você algumas vantagens e desvantagens vão aparecendo.

Vantagens:

  • Tempo livre: De fato, chega uma hora que o seu tempo livre começa a ficar maior e você começa a usufruir dele para outras coisas. Quando isso acontece realmente é fantástico e para mim é um fator muito motivador a querer estar empreendendo cada vez mais.
  • Qualidade de vida: Esse item está diretamente relacionado ao item anterior. A sua qualidade dephone-1052028_1920 vida aumenta não porque você tem mais tempo livre mas porque você pode administrar o seu tempo sabendo que mesmo ausente fisicamente da empresa, esta está funcionando normalmente sem você.
  • Desenvolver outras atividades paralelas: Essa também é uma vantagem relacionada ao tempo. Como sua empresa vai estar rodando sem a sua presença você poderá canalizar energia para fazer outras atividades. Eu, por exemplo, jamais conseguiria escrever com frequência nesse blog se o operacional da minha empresa dependesse da minha presença para todas as decisões.


Desvantagens:

  • Perda do controle: Quando sua empresa começar a rodar sozinha sem depender de sua atuação, alguns detalhes do dia-a-dia não passaram pelo seu conhecimento e isso as vezes pode gerar insegurança em algumas pessoas.control-427512_1920
  • Resultados diferentes do esperado: Ninguém executa uma tarefa igual a outra pessoa e muitas vezes os resultados conquistados podem não ser os mesmos caso você esteja executando a tarefa do seu jeito.
  • Custos elevados: Para conseguir essa façanha da sua empresa não depender de você é preciso pessoas qualificadas para executar o seu trabalho e isso pode elevar o seu custo com Recursos Humanos.

Gostou? Clique aqui e Fale Conosco!


Como fazer sua empresa não depender de você na prática:

Treinamento, treinamento, treinamento:

05

Não será de um dia para o outro que isso vai acontecer. Você precisa treinar as pessoas para que na sua ausência tudo ocorra como se você estivesse presente. O treinamento requer paciência e é um processo do dia-a-dia que aos poucos vai se concluindo. Não se trata de uma sessão de 30 ou 60 horas de treinamento realizado por um expert em administração ou finanças. O seu jeito de fazer as coisas é particular seu e você precisa passar isso aos seus funcionários junto com a cultura organizacional da sua empresa que não pode ser perdida.

Instalação de processos operacionais:

Processos são feitos para desburocratizar a sua empresa e padronizar o dia-a-dia então crie processos que sejam fáceis de serem seguidos, caso contrário, na sua ausência, o seu funcionário vai certamente te ligar para tirar tantas dúvidas que você vai preferir ir resolver a questão in loco na empresa.

Tempo:clock-407101_1920

Como já mencionado anteriormente, vai levar tempo para sua empresa atingir a maturidade de não depender de você, então seja paciente. Não será de repente e nem rápido. Não tenha pressa, ela só atrapalha.

O mais importante: A grande vantagem de fazer sua empresa não depender de você e ter liberdade mas isso não significa que você deva ser ausente.


Como o Coworking pode te ajudar nesse processo:

Como um serviço que terceiriza a parte operacional de sua empresa, o escritório compartilhado pode te ajudar bastante com os serviços de secretariado, telefonista, recepcionista, motoboy e etc.

Além disso, trabalhando num escritório compartilhado, não existirá os custos operacionais de aluguel, condomínio, energia, internet e etc. Isso por si só já simplifica bastante o operacional de sua empresa e pode te ajudar a faze-la não depender de você.

Clique aqui e confira calculadora escritório próprio X coworking!

Conclusão:

Obviamente que nem todo tipo de negócio conseguirá não depender do sócio operador no dia-a-dia. A ideia deste post é apresentar uma solução para quem vive sem tempo e na correria. No entanto, é importante identificar se sua empresa comporta esse processo e o mais importante é ter em mente que este processo de fazer a empresa não depender de você serve para você ter mais liberdade, principalmente, para tocar outras ideias, ter outros negócios e pensar estrategicamente no seu negócio. Eu nunca recomendo a ausência da empresa e sou fortemente contra ela pois acredito muito quando se diz que o “olho do dono que engorda o gado”!

Gostou? Clique aqui e Fale Conosco!

Bruna Lofego

Bruna Lofego é administradora, formada pela UNA, com 15 anos de experiência em administração de empresas e 12 em empreendedorismo. Cursou especialização em marketing digital na ESPM e pós graduação em Marketing na UNA. Há cinco anos fundou a CWK Coworking, em expansão por todo o Brasil e se especializou na terceirização de serviços operacionais. É autora do Blog da CWK em que aborda a gestão de um espaço de coworking e empreendedorismo em geral.

Veja outros posts do autor

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter