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Plano de Negócios: Como montar um com praticidade.

Se você está às vias de abrir um novo negócio, o primeiro passo dessa jornada é montar um plano de negócios. Uma vez que, com essa ferramenta estratégica, você poderá descobrir a viabilidade dessa oportunidade, projetar ações e reduzir a insegurança diante da abertura da empresa.

O que é um plano de negócios?

Plano de negócios é, em suma, um documento de planejamento que analisa diversos fatores – mercadológico, estratégico, financeiro, operacional, etc. – para demonstrar a viabilidade do empreendimento.

Este documento se baseia em pesquisas e análises, com dados reais do mercado para auxiliar durante todo o processo de criação do novo negócio. Ou seja, não é um mero conjunto de ideias e achismos acerca de um mercado.

Qual é a importância do plano de negócios

Primeiramente, devemos saber que, o plano de negócios é o pontapé inicial da abertura de qualquer empresa. Este documento funciona como um mapa para identificar os caminhos a serem percorridos para que o empreendimento dê certo.

Mas, além disso, criar um plano de negócio é também uma maneira de:

  • Organizar e alinhar informações sobre o negócio e sobre o mercado;
  • Testar a viabilidade da ideia de negócio;
  • Simular os possíveis problemas e como resolvê-los;
  • Obter recursos financeiros;
  • Fazer um acompanhamento comparativo durante todo o processo.

LEIA TAMBÉM: Plano de negócios: veja como uma estratégia bem planejada aumenta suas chances de sucesso.

Como montar um plano de negócios em poucos passos

Após descobrir o que é um plano de negócios e quais são os benefícios desta ferramenta de gestão para a empresa, está na hora de partir para a prática.

Um bom plano de negócio deve conter, basicamente, informações sobre a estrutura do negócio, os produtos/serviços, os objetivos, a situação financeira e a estratégia de marketing a ser usada.

Veja, a seguir, o passo a passo de como criar um plano de negócio e quais informações devem estar contidas em cada parte!

Sumário Executivo:

Primeiramente, o sumário executivo nada mais é do que um resumo das informações mais importantes. Nele deve conter:

  • Descrição do empreendimento (missão, setor de atividade, produtos, serviços e diferenciais);
  • Perfil dos empreendedores;
  • Capital social;
  • Enquadramento tributário;
  • Forma jurídica.

Análise de mercado:

É nesta seção do plano de negócios que você vai entender os fatores mais importantes do mercado: os clientes, a concorrência e os fornecedores. Por isso, aqui você precisa fazer:

  • Estudo completo sobre seus potenciais clientes;
  • Análise sobre a concorrência (direta e indireta);
  • Pesquisa de fornecedores.

Plano de marketing:

Tão importante quanto conhecer o seu mercado, é descobrir como explorar as possibilidade de divulgação e marketing do seu produto ou serviço. Nessa etapa do plano de negócios, você deve, por exemplo: 

  • Descrever detalhadamente todos os produtos/serviços;
  • Informar preços;
  • Criar plano de publicidade e marketing para que o cliente conheça seu negócio;
  • Elaborar estratégias de promoção e venda.
  • Criar um plano de distribuição e entrega.

Plano operacional:

O plano operacional é a parte do plano de negócio em que você descreve como irá funcionar, na prática, o seu empreendimento. Por exemplo:

  • Estrutura Física;
  • Capacidade de produção, armazenamento e distribuição;
  • Processos e níveis operacionais;
  • Prazos e disponibilidade dos fornecedores;
  • Prazos para realização da prestação de serviço ou processo de vendas.

Plano financeiro:

Logo após analisar se há mercado para seu negócio, você deve fazer uma análise financeira para descobrir a viabilidade de abertura e manutenção do empreendimento. Nesta etapa do seu plano de negócio, você deve analisar, entre outros:

  • Investimento total do negócio;
  • Investimentos pré-operacionais (reforma do imóvel, taxas de registro da empresa, etc.)
  • Estimativa de custos fixos;
  • Capital de giro;
  • Estimativa de faturamento;
  • Indicadores de viabilidade;
  • Prazo de retorno do investimento;
  • Demonstrativo de resultados;
  • Balanço patrimonial;
  • Fluxo de caixa.

Simulação de cenários:

Por fim, a última seção do plano de negócio é a simulação de cenários. Nessa parte você deve construir simulações e projetar possíveis respostas para cenários variados, a fim de antecipar e se preparar melhor para situações adversas. Pense em fatores como:

  • Crise econômica;
  • Criação de novas leis;
  • Mudanças no comportamento do consumidor;
  • Lançamento de novos concorrentes, etc.

Modelos de Plano de Negócios

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