Como o Coworking pode ajudar na expansão dos seus negócios

Muitas pessoas vêem o Coworking como opção para quem está iniciando um negócio, para Start Ups, recém-formados ou empreendedores individuais. Quando a CWK iniciou suas atividades, todas as pesquisas apontavam para esse público-alvo e de fato compartilhar um escritório é a maneira mais fácil, prática e acessível de se iniciar um negócio, até mesmo porque a rede de relacionamento que se faz é muito preciosa.

Dois anos se passaram e durante esse tempo percebemos que algumas empresas também se estabeleceram na CWK como forma de expansão de seus negócios. Basicamente, as empresas que usam ou usaram a CWK para expandir sua atuação buscam baixo investimento na operação. Se uma empresa resolve montar uma filial fora de sua cidade, por exemplo, a opção de um escritório compartilhado e/ou virtual parece perfeita. Não há custo de investimento em infraestrutura, nem contratação de pessoal operacional e ainda pode-se fazer um ótimo networking para divulgação.

Além da estrutura, muitos Coworkings hoje em dia oferecem apoio administrativo, fazendo parcerias para que o cliente tenha apoio jurídico, contábil, consultoria de investimentos, financeiro entre outros. Com isso, expandir a atuação pode ser muito mais seguro e os riscos menores.

Tempos atrás, “testar” um mercado podia apresentar riscos, principalmente, financeiros que podiam inviabilizar a tentativa para muitas empresas. Além de enfrentar um mercado diferente, com tendências e clientes diferentes, o empreendedor tinha que lidar com os investimentos operacionais como alugar uma sala, comprar mobiliário, contratar uma assistente, limpeza e pagar as despesas como condomínio, energia e IPTU e nem sempre o tempo de maturação de uma filial fazia esses investimentos valerem a pena.

Na CWK, já tivemos diversos tipos de clientes que nos contrataram como ponte para expansão de seus negócios. Alguns queriam apenas uma filial com endereço e telefone para atrair clientes na região. Outros precisavam de um lugar físico para colocar funcionários que iriam atender um cliente especifico e, ainda, empresas que precisavam de um local até que a estrutura própria ficasse pronta. O fato é que, independente do motivo, utilizar o Coworking como ponte para uma expansão tem trazido resultados significativos para nossos clientes e também para a própria CWK, que mantém sua rede sempre inovada e em movimento.

Obviamente, que nem tudo é um mar de rosas. Conduzir um negócio já é difícil, expandí-lo então requer ainda mais determinação e responsabilidade. Por isso, antes de se aventurar, é preciso um bom planejamento, principalmente, de mercado e financeiro. Achei uma reportagem interessante da TV Globo, que dá umas dicas para quem pretende expandir: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/aprenda-como-se-planejar-para-expandir-seus-negocios/1643109/

Nem todo mundo tem as habilidades de elaborar um plano de negócios, no entanto, ele continua sendo essencial, principalmente, para determinar os riscos e o tempo que ele vai levar para se desenvolver e dar lucro. Se você não sabe elaborar um, contrate alguém ou procure uma ferramenta que lhe auxilie. É sempre melhor prevenir do que remediar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *