A gestão de um negócio é um grande desafio para o empreendedor brasileiro. Nesse contexto, a contratação de um escritório virtual ajudá-lo a otimizar seus processos e ganhar força no mercado. Saiba como!
Todo negócio precisa lidar um grande volume de informações. A situação pode ser ainda mais desafiadora para empreendedores autônomos, que gerenciam sozinhos todas as operações da empresa. Nesse contexto, o conceito de escritório virtual vem como um grande aliado desses profissionais, contribuindo para uma gestão mais otimizada.
Neste artigo você vai entender melhor de que maneiras o empreendedor consegue aprimorar a gestão do seu negócio e qual o papel do escritório virtual nessa evolução.
O desafio da gestão do empreendimento
A Pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, feita pela Endeavor com o apoio da Neoway e coleta de dados do Datafolha revelou que a grande parte dos empreendedores afirmaram enfrentar desafios em diferentes aspectos do negócio.
Alguns dos principais desafios identificados pela pesquisa foram:
- gestão financeira;
- burocracia;
- marketing e vendas;
- gestão de pessoas;
- Inovação.
E quando falamos de pequenos empreendedores, precisamos lembrar que todos esses aspectos do negócio ficam sob a responsabilidade do próprio profissional autônomo. Então, como dar conta de tudo isso?
Os pilares da gestão empresarial
Um dos principais alvos que o profissional precisa focar nos pilares de uma gestão de empresas de sucesso:
- gestão financeira: pequenas e médias empresas caem por não planejar seus investimentos e não entender gerenciar seus custos;
- gestão da contabilidade: o empreendedor precisa lidar com muitas obrigações fiscais, o que pode ser um pouco confuso. Além disso, é necessário manter os gastos e o fluxo de caixa sob controle;
- gestão de indicadores: você precisa entender sua produtividade. Quando de dinheiro você produz por hora de trabalho. Essa é uma das métricas que precisam ficar bem-definidas para você;
- lucratividade: para que a empresa cresça de forma sustentável, o empreendedor precisa buscar maneiras de reduzir seus custos e ampliar o alcance dos seus serviços;
- gestão do tempo: em um cenário de tantas atividades e obrigações, é fundamental que o profissional autônomo saiba gerenciar seu tempo de forma produtiva, o que é um grande desafio.
O papel do escritório virtual na gestão do negócio
Um escritório virtual garante maior economia de tempo, recursos e energia. Além disso, fornece serviços que promovem um profissionalismo maior e mais produtividade para quem é autônomo. Entenda por quê!
Não é preciso preocupar-se com a infraestrutura
Uma das grandes dificuldades do empreendedor autônomo é fornecer um ambiente profissional apropriado para receber seus clientes. O espaço de coworking, por sua vez, garante essa infraestrutura.
Apesar de falamos em escritório “virtual”, na verdade, referimo-nos a um ambiente físico. Esse cenário proporciona para a empresa uma imagem corporativa, tendo à sua disposição serviços de:
- telefonia;
- interne;
- impressão;
- sala de reuniões;
- sala privativa;
- mobiliário;
- auditório.
Você conta com um atendimento operacional especializado
O escritório virtual fornece ao empreendedor serviços de atendimento digno de empresas de maior porte, como telefone fixo com atendimento personalizado em nome da própria empresa, gerenciamento de correspondências e central de recados
Sua empresa ganha um endereço comercial
Ter um endereço comercial próximo a seus clientes e parceiros é uma grande vantagem. Além disso, você contará com uma localização de prestígio que fortalecerá a imagem do seu negócio.
As vantagens do escritório virtual são muitas. Por meio desse serviço, o profissional liberal dispõe de recursos para sua pequena empresa que até então somente médias e grandes organizações poderiam ter.
Gostou da ideia? Conheça mais sobre o serviço de escritório virtual da CWK Coworking!