Pesquisar
Close this search box.

Como reduzir gastos fixos da minha empresa

Na rotina operacional normal da empresa, o empreendedor precisa arcar com muitos gastos que são essenciais para manter o negócio funcionando. Essas despesas determinam em grande parte o valor dos serviços prestados e a sua força no mercado. Assim, podemos dizer que quanto menores os seus custos, maior sua margem de lucro e mais alto seu potencial competitivo.

Mas quais são os gastos fixos da sua empresa e como reduzi-los? Neste artigo vamos apresentar algumas recomendações muito práticas e eficientes que certamente darão ótimos resultados para o seu negócio. Confira!

O que são gastos fixos?

Dentro da contabilidade, os custos podem ser classificados de diferentes maneiras. Quando nos referimos ao volume de produção, há duas categorias: fixos e variáveis.

Os custos fixos são aquelas despesas que não variam, mesmo que a produção aumente ou diminua. Assim, trabalhando mais ou menos, os custos serão os mesmos. Alguns exemplos são:

  • materiais para limpeza e conservação do prédio;
  • aluguel de salas, imóveis ou equipamentos;
  • serviços de secretária e vigilância;
  • internet;
  • salários.

Já as despesas variáveis são aquelas que acompanham o volume ou intensidade das atividades. Com isso, se a produção foi maior, os custos variáveis também serão mais altos. Entre eles, podemos destacar:

  • matéria-prima para a produção;
  • recursos usados na produção, como energia e água;
  • comissões de vendedores.

Dependendo das estratégias que você adotar, é possível reduzir significativamente os custos do seu negócio. Considere algumas dessas boas práticas!

Como reduzir gastos fixos?            

Veja com mudar pequenos hábitos e implementar modelos de negócios inovadores pode impactar significativamente os custos!

Fique de olho nos serviços de telefonia e internet

Especialmente para quem presta serviços à distância, telefonia e internet são contratações essenciais, seja para a produção, seja para o contato com clientes e parceiros. Mas é possível reduzir os custos por aqui.

O primeiro passo é você avaliar quais são as suas reais necessidades tanto na velocidade da internet quanto no pacote de minutos da operadora. Você pode estar pagando mais do que realmente precisa, e isso é um desperdício.

Economize na energia elétrica

A energia elétrica também é um serviço indispensável. Mas alguns hábitos podem fazer essa despesa ser menor. Por exemplo, é muito bom trabalhar em uma sala climatizada. Mas será que é necessário deixar o equipamento sempre ligado? Outros pequenos hábitos também podem fazer a diferença, como:

  • retirar a fonte do notebook da tomada quando ele já estiver carregado;
  • apagar a luz de locais onde não há ninguém;
  • abrir as cortinas para aproveitar a luz natural.

Opte pela economia compartilhada

Os serviços de economia compartilhada, como Uber e Airbnb estão se tornando cada vez mais populares. Afinal, é possível pagar muito mais barato por serviços essenciais. Mas sabia que é possível compartilhar também um escritório com outras empresas e reduzir significativamente as despesas do negócio?

Esse modelo se chama coworking, um ambiente compartilhado que garante muitas vantagens ao empreendimento, tais como:

Dessa forma, os custos operacionais são compartilhados entre os usuários, ficando muito mais barato para todos. Assim, você se concentra apenas no seu negócio e investe no que realmente importa.

Quer saber mais sobre as vantagens do coworking para reduzir gastos fixos na sua empresa? Então entre em contato com nossa equipe de atendimento agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *