Voltar

Cultura organizacional x Coworking: como funciona?

A prática do coworking tem ganhado cada vez mais adeptos, seja pela economia em ter um espaço em que as despesas são bem menores que um escritório próprio ou então pela experiência enriquecedora em compartilhar o ambiente. Talvez essa segunda opção ainda soe de forma estranha para uma boa parcela dos empreendedores; afinal, o receio por parte deles é se a organização da empresa pode sofrer algum revés, se a identidade da equipe ficará comprometida por dividir o mesmo lugar com outros grupos e por aí vai. O mundo profissional passa por mudanças e isso permite que novas modalidades apareçam. O coworking é uma delas. Mesmo assim, é normal que muitas pessoas fiquem um pouco ressabiadas.

Esse medo é justificável até certo ponto, pois o que é novo pode suscitar desconfianças, expectativas e descrédito. Entretanto, o coworking se configura como uma ótima alternativa para quem quer economia de tempo e espaço. Se você ainda faz parte dos indecisos, confira aqui que a situação pode ser bem diferente do que a imaginada; além disso, descubra o porquê do escritório de coworking estar em evidência no mercado do Brasil e em outros países e porque a CWK está entre os maiores coworkings do Brasil.

O coworking em crescimento

A tendência do coworking é tão grande que a cada dia cresce o número de lugares destinados a essa atividade de compartilhamentos. No entanto, é preciso ficar atento às variedades que se apresentam. Poderíamos afirmar que a CWK é a melhor empresa de coworking que você pode escolher no entanto, a sua empatia com a empresa escolhida é que irá contar mais na hora de escolher um coworking para trabalhar.

Questões como cultura organizacional da empresa, flexibilidade, ambiente formal e informal são determinantes para o bom andamento dos negócios. Podemos adiantar desde já que nada disso fica prejudicado quando surge a decisão de compartilhamento do espaço. Mostraremos neste texto que novos empreendedores também apostam de verdade nesse segmento profissional. A CWK está na vanguarda, pois somos pioneiros na instalação do coworking corporativo no Brasil. De 2010 até agora, conquistamos 4 unidades, distribuídas em Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Vila da Serra (Nova Lima). Muito em breve ganharemos mais espaços pelo país para levar às pessoas a praticidade de se compartilhar um lugar.

Cada lugar conta com infraestrutura de primeira a fim de servir aos clientes o melhor espaço operacional. Além disso, a localização é outro ponto que deve ser destacado. Enfim, há motivos de sobra para estabelecer o seu negócio em um escritório de coworking. A seguir algumas respostas para os questionamentos que são motivados pelo receio em optar pela prática de coworking.

Gostou? Quer conversar? Entre em contato agora CWK Coworking

O COWORKING AMEAÇA A CULTURA ORGANIZACIONAL DE SUA EMPRESA?

network-63770_640O que mais preocupa os empresários é uma possível interferência na cultura organizacional da empresa. Uma série de regras, metas, comportamentos, deveres e outros aspectos são fundamentais para a identidade corporativa. Com a chegada dos ambientes compartilhados nos últimos anos, a procura tem crescido. Para adiantar a pergunta que norteia essa seção, podemos dizer que o coworking não ameaça a cultura organizacional da sua equipe. Alguns fatores determinam que diferentes grupos trabalhem no mesmo lugar, mas sem interferir no trabalho de seus colaboradores.

Como mostrado anteriormente, a CWK dispõe de espaços estrategicamente bem-criados com a finalidade de adaptar diferentes segmentos em suas instalações. Quem ainda não conhece a praticidade do coworking que promovemos, em nossas unidades, clique aqui para saber um pouco mais.

COWORKING E CULTURA ORGANIZACIONAL: POR QUE AMBOS PODEM ANDAR JUNTOS?

A cultura organizacional de sua empresa ficará intacta, mesmo porque todos que propõem a esse compartilhamento têm o objetivo de aperfeiçoar seus respectivos trabalhos. Como esse é o real objetivo, cada equipe irá priorizar o tempo e a identidade da empresa à qual pertence. Sendo assim, o conjunto de diretrizes que tangem um empreendimento permanece exatamente o mesmo, uma vez que o mais importante é alcançar a meta do negócio.

Outro item que comprova o porquê do coworking e da cultura organizacional poderem andar juntas é o fato de as pessoas, que optam por essa modalidade, respeitarem o espaço do outro. Vale ressaltar que quem se disponibiliza ao coworking preza pelo total profissionalismo. Com isso, os interessados podem ficar despreocupados com uma possível desorganização. A CWK trabalha com a excelência de oferecer a seus clientes sempre a melhor infraestrutura e a transparência necessária ao fechar um negócio. Então, a cultura organizacional de sua empresa não sofrerá nenhuma intervenção em detrimento de outras equipes.

  • A importância de estabelecer novos contatos através do coworking

Contudo, há pessoas que tiram grande proveito por meio desse compartilhamento. Equipes diferentes podem ter visões semelhantes e é aí que habita o caráter produtivo do tão mencionado networking.

Nada mais procurado entre profissionais que essa relação de parceria, que é uma tendência no mercado. Muita gente que adota o coworking foca não só o compartilhamento dos espaços, mas também das ideias. Grandes planos e iniciativas podem surgir através disso. Considerando que a promessa para o futuro é a convergência de ideias, eis aí mais um motivo para apostar no coworking como um importante passo profissional.

  • Pesquisa comprova a eficácia do coworking para o networking

Uma pesquisa divulgada pela revista on line Deskmag, e veiculada no site da Universidade Federal de Goiás, mostra que 58,06% das pessoas trocaram home-office pelo coworking e 48,24% vão diariamente para locais de coworking. Um dos pontos mais relevantes do levantamento diz que entre as razões para escolher essa modalidade, 59,3% disseram que usam esse espaço por conta da interação com outros profissionais.

O estudo avaliou também que existe a possibilidade de troca de experiência entre as equipes. Na seção intitulada ‘Interação entre os diferentes profissionais que atuam em um mesmo coworking’, esmiúça-se alguns dados de grande importância, como o fato de 62% dos participantes terem afirmado que o padrão do trabalho melhorou muito com o coworking. E mais: 71% dos entrevistados afirmaram que a produtividade aumentou com o espaço compartilhado. Para acessar o conteúdo completo da pesquisa clique aqui.

  • Motivação com coworking

Além desses dados, pode-se dizer que estabelecer um coworking e, como consequência, o networking traz também maior motivação aos empreendimentos que começam a encarar o mercado competitivo tal qual ele se configura hoje. Não é mais novidade que os jovens que encaram o desafio de concretizar seus objetivos profissionais optam por essa modalidade de empreendimento. Veja os motivos na sequência.

  • Novos empreendedores apostam em ambientes compartilhados

Quem está começando conhece as agruras das burocracias, da quantidade baixa de capital disponível e outros detalhes. Com isso, muitos jovens empresários optam pela facilidade do coworking. Essa modalidade deixa os custos para novos empreendedores bem mais acessíveis, sobretudo para os profissionais autônomos. Estes que ainda estão começando conseguem dinheiro dificilmente para bancar o aluguel e os demais custos de uma sala comercial no centro das principais capitais do país. O valor de um escritório em uma região privilegiada é alto e foge do alcance desses jovens. A CWK, com seus espaços localizados em regiões privilegiadas, oferece facilidade aos interessados com orçamentos que estão dentro das condições dos novos empreendedores.

  • Economia com a CWK

No caso de coworking em SP, por exemplo, um empresário que está no começo do seu negócio pode desfrutar da infraestrutura e da comodidade de trabalhar em uma vizinhança privilegiada, no Itaim Bibi. Já para quem deseja concretizar o empreendimento na capital federal pode contar com o coworking em Brasília realizado por nós da CWK. Localizado na Asa Norte, nossas instalações são marcadas pela sofisticação e excelência. Confira aqui as fotos da unidade Brasília.

Iniciar um negócio em endereços requintados como esses depende de muitos recursos e os escritórios compartilhados permitem a realização desse grande passo através de valores acessíveis. É importante lembrar que nos casos de coworking em BH e na Vila da Serra, os incipientes no mercado empreendedor também podem encontrar um de nossos escritórios para abrigar seus respectivos negócios.

Gostou? Quer conversar? Entre em contato agora CWK Coworking

COMO VAI SER O CLIMA SE EU DIVIDIR O ESPAÇO COM UM GRUPO DIFERENTE DO MEU: SERÁ UM AMBIENTE MAIS INFORMAL OU FORMAL?

Quando alguém se dispõe a dividir um escritório, logo vem aquele pensamento se é necessário adotar um tom mais formal ou se o ambiente é mais despojado. Entretanto, esse quesito é mais relativo, pois considerando que o coworking atende grupos variados, a mistura de culturas promove um aspecto indiretamente informal, mas sem interferir no rendimento de seu negócio.

Equipes que trabalham com mídias digitais, consultorias financeiras ou tecnologia da informação podem ter linguagens profissionais diferentes, mas utilizam o mesmo espaço tranquilamente. Assim como abordamos anteriormente, todos que optam pelo coworking têm um objetivo comum: atingir com êxito as metas de seus respectivos empreendimentos.

Isso significa que embora algumas ‘tribos’ possam se encontrar no mesmo espaço, o trabalho dos grupos não fica comprometido. Caso surja a necessidade de realizar uma reunião, a CWK também oferece salas que acomodam até oito pessoas. Nós estamos prontos para atendê-los com nossas instalações. Se houver a precisão de utilizar as salas voltadas para as reuniões, basta agendar em uma parte específica em nosso site. Veja como é fácil, clicando aqui.

É sempre válido frisar que o escritório deve se adaptar aos profissionais que nele atua e não o contrário. A boa convivência é certa porque cada equipe respeita o ambiente e sabe a importância de se ganhar tempo para realizar os serviços.

  • Interação: forte característica do coworking

Uma das características de quem adota o coworking é a interação entre as partes que trabalham no escritório. É interessante notar que a prática do coworking está em franca ascensão e apresenta-se como uma verdadeira rede de ambientes de trabalho dentro de um mercado conhecido pelo dinamismo. Segundo uma recente pesquisa realizada pelo website Movebla, o coworking mostra a possibilidade de explorar parte desse movimento de múltiplas camadas. Uma tendência crescente.

  • A CWK está sempre pronta para receber os clientes

Contamos com uma estrutura de primeira e que leva aos interessados a excelência em serviços. Nós, da CWK, não abrimos mão da sofisticação e da praticidade. Nossas instalações são formadas por mobiliário moderno, adaptáveis, espaço de convivência, ambientes bastante agradáveis e o melhor: a utilização dos serviços operacionais. Sistemas de telefonia, impressoras, motoboys, correios e internet são imprescindíveis para o desenvolvimento do seu trabalho? Então o seu coworking é aqui. Entre em contato conosco e veja como é produtivo trabalhar em um ambiente compartilhado. Para ver as imagens de nossos escritórios, acesse aqui.

Gostou? Quer conversar? Entre em contato agora CWK Coworking

 

 

 

 

 

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter