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Dentro do coworking que trabalho tem alguém do mesmo ramo de atividade. E agora?

Em espaços de coworking, uma hora ou outra, é bem provável que você se depare com o concorrente atuando ali ao lado.

A maneira de como encarar essa situação é você quem decide. Mas o marketing não precisa ser um esporte sangrento e concorrência faz parte do mercado e do crescimento empresarial.

Nos dias de hoje, compartilhar experiências dentro do próprio segmento de atuação é algo inteligente e bem aceito. É uma estratégia de parceria que pode garantir ótimas oportunidades, inclusive inspiração e motivação.

Cooperação e Competição

A verdade é que seus concorrentes podem ser uma ótima fonte de receita e forjar alianças competitivas podem ajudá-lo a expandir seus negócios de forma mais rápida e eficiente.

A criação de uma campanha de marketing “guarda-chuva” é um bom exemplo disso:  você pode se unir com empresas como a sua que atuam em outras cidades e promover uma ação criando uma rede entre si, que beneficia a todos.

Outro exemplo são eventos e promoções que podem ser desenvolvidas em parceria a fim de promover um “Shop Hops”: a unir duas lojas em um mesmo evento, convidando os clientes de ambas.

Um exemplo disso são as lojas varejistas com diferenciação de padrões, estilos e tecidos: quando se unem para essas ações em conjunto, garantem a qualidade dos seus produtos e a oportunidade de ganhar novos clientes pela diversidade e oferta.

Em caso de grandes contratos, se unir ao competidor certo pode permitir que sua pequena empresa apareça mais forte e seja vista como uma solução segura.

Essa união permite que seu preço se torne mais competitivo ao negociar maiores descontos e prazos com fornecedores.

Se a parceria pública não for possível, você ainda poderá contar com o comportamento de grupo, que se une para se manter de pé.

Talvez, aquela dica que pra você é óbvia é justamente o que faltava pro seu colega de mercado resolver um problema e, ao mesmo tempo, ele poderá te ajudar a preencher pequenas lacunas do seu negócios.

Lembre-se que trocar experiências não significa entregar o jogo. Em qualquer fórum ou eventos profissionais existe essa troca sem que, para isso, seja necessário expor detalhes internos das empresas.

E aprender a diferenciar isso também é importante para que você se torne seguro quanto ao seu negócio. Lide com a concorrência de mente aberta e aproveite os benefícios dessa competição saudável.

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