Voltar

É preciso trabalhar 8 horas por dia?

Quero aproveitar para fazer esta pergunta a você: você precisa trabalhar 8 horas por dia? Quanto pergunto isso, quero saber se para você menos que isso é suficiente, se pode ser dividido em mais de um dia. Ou se você prefere trabalhar o dobro em um projeto para não ter que focar nele no dia posterior… Bom, pelo menos aqui no Brasil, é uma pergunta estranha, não é mesmo?

O nosso padrão de trabalho diário é 8 a 9 horas diárias, e as pessoas ajustam seu cronograma dentro dessas horas, que ora são poucas, ora sobram. Eu, como empresária, posso dizer que é muito difícil definir o meu dia por quantidade de horas. Eu sempre consigo defini-lo por tarefas, mas por horas é difícil de calcular. Sempre foi!

Quem criou as oito horas de trabalho?

O dia de trabalho de oito horas foi criado durante a revolução industrial, para reduzir o número de horas de trabalho manual que os trabalhadores eram forçados a suportar nas fábricas. Este avanço foi uma abordagem mais humana para o trabalho há 200 anos, que ainda hoje é praticada.

Assim como os antepassados, muitas pessoas esperam trabalhar por oito horas por dia e que isso seja suficientemente bom. É uma abordagem antiquada que não ajuda em nada, e está apenas as levando de volta ao passado.

Um estudo recentemente feito pelo Draugiem Group usou um aplicativo de computador para acompanhar os hábitos de trabalho dos seus funcionários. O app media quanto tempo as pessoas gastavam em várias tarefas, e comparou isso com seus níveis de produtividade. Eles descobriram que a duração do dia de trabalho não importa muito. O que importava era como as pessoas estruturavam seu dia. Por exemplo, as pessoas que gostavam de fazer pausas curtas eram muito mais produtivas do que aquelas que trabalhavam mais horas diretas.

O coworking e a quebra de paradigmas sobre horas pré-determinadas de trabalho

É por isso que o coworking está sendo cada vez mais disseminado no mundo todo. É uma evolução do conceito de horas de trabalho. Os profissionais de diferentes ramos estão percebendo que são donos do seu tempo, da sua produtividade e dos seus resultados. E as empresas estão comprando essa ideia, ao perceber que a forma como seus funcionários utilizam seu tempo impactam diretamente nos resultados do negócio.

Coworking é o futuro. A flexibilidade de horários é o futuro. E a forma como você conduz suas tarefas só depende de você, e não das 8 horas impostas a cada dia.

E você, concorda com isso? Deixe seu comentário, adoraria saber sua opinião.

 Clique aqui e fale conosco

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter