Voltar

Em tempos de juros altos qual linha de capital de giro ainda vale a pena?

Todo empreendedor sabe que a gestão de capital de giro é muito importante. E muitos têm dúvidas sobre qual linha de capital de giro ainda vale a pena investir. Criei este artigo para ajudar você a esclarecer algumas dúvidas relacionadas a isso. Continue lendo para entender.

Para quem não sabe o que é: esclarecendo capital de giro – são os valores monetários da empresa, como caixa, contas a receber, conta corrente bancária ou estoque. Os negócios precisam de capital de giro para quitar as contas e conseguir um respiro para novos investimentos.

Neste mês de abril-2016, a taxa de juros cobrada pelo BNDES nas linhas de capital de giro para micro e pequenas empresas foi reduzida de 11,59 para 10,20% ao ano. Para grandes empresas, a taxa segue em 17,15%, ainda de acordo com o banco. 

O capital de giro é o volume de dinheiro investido na operação do negócio. A questão é que esse volume pode variar muito com a redução nas vendas, elevação da inadimplência por parte dos17621-NR7PZ4 clientes ou despesas inesperadas. Por tudo isso, é fundamental uma boa gestão do capital de giro das empresas.

Se tratando de projeções a curto, médio ou longo prazo, quanto mais conhecemos o nosso negócio e mais nos preocupamos com a gestão financeira, melhor a qualidade das projeções e controle do caixa do negócio.

Planejamento é essencial

É crucial saber quando e o que precisa pagar, bem como entender o calendário de recebimento. Isso evita ser pego de surpresa e escalonar os pagamentos na medida que o dinheiro entra em caixa.

Avalie minuciosamente a necessidade de empréstimo

A maioria das instituições financeiras têm modelos de empréstimo específicos para aumentar o capital de giro. Mas tenha cuidado. Avalie a viabilidade disso antes de adquirir. Se você pretende aumentar o capital de giro para expansão, por exemplo, o empréstimo pode ser ideal, uma vez que os juros serão cobertos com o ROI. Mas se o empréstimo é para cobrir rombos, não vale a pena. Nesse caso, as parcelas do empréstimo podem acabar se somando à dívida existente.

E na sua empresa, como anda a gestão do capital de giro? Deixe o seu comentário!

Clique aqui e fale conosco

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


Uma resposta para “Em tempos de juros altos qual linha de capital de giro ainda vale a pena?”

  1. […] em Coworking, sobretudo em um ponto específico: a possibilidade de recorrer ou não, ao empréstimo para esta […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter