Método Canvas como análise estratégica de um coworking

Método Canvas Diante de um cenário tão competitivo, as empresas, para se manter no mercado, precisam estabelecer vantagens em relação aos seus concorrentes. Isto porque toda organização visa alcançar o sucesso e ser uma referência em seu segmento. Mas, para que isso seja possível, é necessário adotar um bom modelo de negócios e ter estratégias bem definidas.

Para auxiliar a construir novos negócios ou aprimorar os que já existem, as empresas podem utilizar o Método Canvas – uma ferramenta de gerenciamento estratégico.O método tem o objetivo de estruturar um plano de negócios inovador que traga praticidade e dinamismo na análise das organizações. Trata-se de um mapa visual simples e pré-formatado com os principais elementos que constituem um modelo de negócio empresarial. A utilização do método é simples e não é necessário ser um expert em gestão para utilizá-lo.

Dividido em nove blocos, o método fornece um panorama geral do funcionamento da empresa: Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos Principais, Atividades-Chave, Parcerias Principais e Estrutura de Custos.Cada um desses pontos compõe uma peça que faz parte do planejamento estratégico e que devem ser pensados de acordo com as orientações abaixo:

  1. Proposta de valor: O que o coworking vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes?
  2. Segmento de clientes: Quais segmentos de clientes são foco do coworking? Para quem o coworking está criando valor?
  3. Canais: Como o cliente compra e recebe o serviço de coworking? Quais são os canais de comunicação, distribuição e venda?
  4. Relacionamento com clientes: Como o coworking se relacionará com cada segmento de cliente? Que tipo de relacionamento ela quer estabelecer com eles?
  5. Atividade-chave: Quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a proposta de valor?
  6. Recursos principais: Quais são os recursos necessários para fazer o modelo de negócio funcionar?
  7. Parcerias principais: Quais são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora do coworking?
  8. Fontes de receita: Quais são as formas de obter receita por meio de propostas de valor?
  9. Estrutura de custos: Quais são os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar?

O Método Canvas possibilita o compartilhamento de opiniões e ideias, criando um ambiente de colaboração entre os representantes da empresa, o que por si só já interage com o conceito primário do coworking.A intenção do preenchimento do quadro é pensar em propostas de valor que potencializem os objetivos desejados, antes de partir de fato para a implantação do serviço.

4 respostas

  1. Boa tarde Bruna Lofego, tenho uma gráfica digital já há muitos anos e estou tendo vontade de abrir minha empresa transformando o local de trabalho em coworking, adicionando um escritório de advocacia, imobiliária e agencia de MK digital etc…
    será que é uma boa opção ?
    ou é melhor deixar como esta?

    1. Olá Giuliano, tudo bem?

      Antes de montar o coworking é preciso fazer o estudo de viabilidade dele, ou seja, analisar se seria viável montar o escritório. Portanto, para saber se vale a pena montar um coworking no modelo que você deseja, ou deixar como está, é preciso fazer a viabilidade dele primeiro. Um dos temas que será abordado no workshop Coworking do Zero é exatamente esse! Convidamos você a participar deste workshop, que são vídeo aulas com muitas dicas de como iniciar o planejamento do seu negócio. Você pode se inscrever neste link: https://conteudo.cwk.com.br/e-book-planejamento-abrir-coworking Qualquer dúvida estamos à disposição!

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *