Diante de um cenário tão competitivo, as empresas, para se manter no mercado, precisam estabelecer vantagens em relação aos seus concorrentes. Isto porque toda organização visa alcançar o sucesso e ser uma referência em seu segmento. Mas, para que isso seja possível, é necessário adotar um bom modelo de negócios e ter estratégias bem definidas.
Para auxiliar a construir novos negócios ou aprimorar os que já existem, as empresas podem utilizar o Método Canvas – uma ferramenta de gerenciamento estratégico.O método tem o objetivo de estruturar um plano de negócios inovador que traga praticidade e dinamismo na análise das organizações. Trata-se de um mapa visual simples e pré-formatado com os principais elementos que constituem um modelo de negócio empresarial. A utilização do método é simples e não é necessário ser um expert em gestão para utilizá-lo.
Dividido em nove blocos, o método fornece um panorama geral do funcionamento da empresa: Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos Principais, Atividades-Chave, Parcerias Principais e Estrutura de Custos.Cada um desses pontos compõe uma peça que faz parte do planejamento estratégico e que devem ser pensados de acordo com as orientações abaixo:
- Proposta de valor: O que o coworking vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes?
- Segmento de clientes: Quais segmentos de clientes são foco do coworking? Para quem o coworking está criando valor?
- Canais: Como o cliente compra e recebe o serviço de coworking? Quais são os canais de comunicação, distribuição e venda?
- Relacionamento com clientes: Como o coworking se relacionará com cada segmento de cliente? Que tipo de relacionamento ela quer estabelecer com eles?
- Atividade-chave: Quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a proposta de valor?
- Recursos principais: Quais são os recursos necessários para fazer o modelo de negócio funcionar?
- Parcerias principais: Quais são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora do coworking?
- Fontes de receita: Quais são as formas de obter receita por meio de propostas de valor?
- Estrutura de custos: Quais são os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar?
O Método Canvas possibilita o compartilhamento de opiniões e ideias, criando um ambiente de colaboração entre os representantes da empresa, o que por si só já interage com o conceito primário do coworking.A intenção do preenchimento do quadro é pensar em propostas de valor que potencializem os objetivos desejados, antes de partir de fato para a implantação do serviço.
4 respostas
oi grande artigo doBruna Lofego, certamente aumentar meu conhecimento através da leitura de seu artigo, Bruna Lofego descrever muito bem e como forma bem
Eu também escrevo http://bartleby-brussels-coworking.be/coworking/ sobre mesmo assunto gentilmente ler e sugerir algumas sugestões
muito obrigado
Olá, fico feliz ao ver que os posts tem aumentado o conhecimento dos leitores. Muito obrigada pela sugestão de leitura, estarei lendo.
Boa tarde Bruna Lofego, tenho uma gráfica digital já há muitos anos e estou tendo vontade de abrir minha empresa transformando o local de trabalho em coworking, adicionando um escritório de advocacia, imobiliária e agencia de MK digital etc…
será que é uma boa opção ?
ou é melhor deixar como esta?
Olá Giuliano, tudo bem?
Antes de montar o coworking é preciso fazer o estudo de viabilidade dele, ou seja, analisar se seria viável montar o escritório. Portanto, para saber se vale a pena montar um coworking no modelo que você deseja, ou deixar como está, é preciso fazer a viabilidade dele primeiro. Um dos temas que será abordado no workshop Coworking do Zero é exatamente esse! Convidamos você a participar deste workshop, que são vídeo aulas com muitas dicas de como iniciar o planejamento do seu negócio. Você pode se inscrever neste link: https://conteudo.cwk.com.br/e-book-planejamento-abrir-coworking Qualquer dúvida estamos à disposição!
Um abraço!