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Inteligência de mercado: o que é e como usar

No cenário ideal do mundo dos negócios, as empresas têm que (ou pelo menos deveriam) se embasar em dados e informações confiáveis fundamentado na inteligência de mercado para tomar as decisões mais acertadas para o seu negócio – descartando o puro feeling e achismos no processo, como ocorria anteriormente.

Essa mudança aconteceu, principalmente, porque vivemos na Era da Informação, onde se tem dados poderosíssimos na internet. Se basear em achismos, hoje, é um grande risco. 

O ideal é utilizar a inteligência de mercado para coletar e analisar informações internas e externas para identificar tendências, tomar decisões e criar novas estratégias de marketing e vendas, produtos, processos e atendimento.

O que é Inteligência de mercado?

Define-se como o processo de captar e processar dados, estruturados ou não, e então transformá-los em informações aplicáveis ao negócio. Esses dados podem ser sobre: mercado, economia, concorrência, clientes e vendas, por exemplo.

Esse processo é essencial para o planejamento estratégico da empresa, uma vez que é ideal que os líderes se apoiem em informações confiáveis para a tomada de decisões. Além disso, a inteligência de mercado ainda ajuda a melhorar o desempenho de vendas e promover otimizações na linha de produtos e até mesmo nos demais setores do empreendimento.

Como usar a inteligência de mercado no seu negócio?

A grande sacada da inteligência de mercado é a oportunidade de conhecer detalhadamente o público-alvo da sua marca. Além de interpretar o comportamento dos seus potenciais consumidores e concorrentes para inovar, criar tendências e gerar novas oportunidades a fim de conquistar e converter mais clientes.

Para tal, a inteligência de mercado utiliza de diversas ferramentas para reunir o máximo de informação possível para alimentar suas estratégias. Entre elas podemos citar:

  • Fazer benchmarking;
  • Criar uma análise SWOT;
  • Elaborar pesquisas digitais automatizadas;
  • Fazer monitoramento das mídias sociais;
  • Analisar dados de vendas, etc.

Os dados gerados por meio dessas ferramentas é de grande valia para tornar sua empresa mais ágil, competitiva e assertiva.

E aí, tem alguma dúvida acerca do artigo de hoje? Deixe sua mensagem no campo de comentários abaixo!

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