Voltar

O que é uma DRE e para que serve?

O meio empresarial é cheio de detalhes que denotam grande importância para o andamento de um negócio. Existem regras que não podem ser desrespeitadas nem um minuto sequer, e para controlar a saúde empresarial, existe o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

O nome parece explicar um pouco sobre qual a finalidade, mas muita gente ainda tem dúvidas do que o DRE trata realmente. Pois bem, um empresário precisa estar ciente sobre a situação de seu empreendimento: se há lucro ou prejuízo.

O DRE é um relatório destinado a sintetizar o cenário em que se encontram as atividades operacionais e não operacionais.

Emboffice-594132_1920ora o demonstrativo seja designado como uma síntese, as informações nele contidas contam com muitos detalhes e não se referem somente à questão das análises contábeis, como muitos pensam. O DRE  funciona como um raio-X das empresas e é sempre consultado por gerentes para decisões diversas.

Embora não pareça, esse relatório auxilia também na avaliação do desempenho geral da empresa e na análise de eficiência dos gestores em obter resultado positivo em suas áreas. Tudo isso porque não basta somente o empreendedor ficar por dentro da questão das finanças, mas também com o desempenho da gestão dos gerentes, uma vez que esse detalhe reflete muito na vida da empresa.

Outra informação sobre o DRE é que a interpretação desse modelo de relatório é fácil até mesmo para aqueles gestores que não pertencem à área financeira, o que explica sua abrangência além da área contábil. O DRE é formado de maneira lógica e sequencial. Esse material é útil para todos os assuntos referentes à vida empresarial.

Os dados contidos no relatório têm tanta importância que podem ser usados até mesmo para tomadas de decisões bem sérias. Por isso o seu acesso é tão requerido pelos administradores e gestores diversos, pois através do DRE a situação da empresa estará completamente detalhada e pronta para ser estudada a fim de melhorar os pontos críticos e manter aqueles que atingiram êxitos.

Uma DRE gerencial, ou seja, aquela que não é feita pelo seu contador, deve conter basicamente Receitas, sejam elas operacionais ou não operacionais como a receita financeira, Despesas de qualquer natureza, com nota fiscal ou sem nota fiscal e Lucro operacional. Não se pode esquecer dos impostos pagos e das despesas financeiras, muitas vezes a sua empresa não possui um empréstimo mas ela paga taxas aos bancos e isso tem que ser colocado na conta. Eu particularmente não coloco depreciação nem retorno do capital investido nas minhas DREs gerenciais pois essas são contas mais contábeis para uma análise fiscal da empresa.

Esperamos ter conseguido esclarecer um pouco mais sobre o assunto mas se ainda persistir dúvidas entre em contato conosco que podemos esclarece-las.

Gostou? Clique aqui e fale conosco.

Gostou? Preparamos também um exemplo de fluxo de caixa para você preencher e conseguir se organizar antes de tomar a decisão de iniciar seu negócio.

Clique aqui e baixe sua planilha de fluxo de caixa

Bruna Lofego

Bruna Lofego é administradora, formada pela UNA, com 15 anos de experiência em administração de empresas e 12 em empreendedorismo. Cursou especialização em marketing digital na ESPM e pós graduação em Marketing na UNA. Há cinco anos fundou a CWK Coworking, em expansão por todo o Brasil e se especializou na terceirização de serviços operacionais. É autora do Blog da CWK em que aborda a gestão de um espaço de coworking e empreendedorismo em geral.

Veja outros posts do autor

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


2 respostas para “O que é uma DRE e para que serve?”

  1. You’ve really helped me understand the issues. Thanks.

    • Avatar Dolly disse:

      Nice post. I was checking cotsuniounly this blog and I’m impressed! Very useful information particularly the last part I care for such info a lot. I was seeking this particular information for a very long time. Thank you and good luck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter