Quem não adora receber bons conselhos, não é mesmo? E eu, como empresária, adoro não apenas receber, mas dar muitos conselhos. Principalmente para aqueles empreendedores que estão começando e seu negócio no coworking. É fundamental saber onde ir, o que evitar e como se portar.
A Internet no coworking
Para os donos de coworking, um dos principais problemas enfrentados é a Internet. Costumamos até mesmo falar muito disso aqui na CWK.
Infelizmente, a Internet no Brasil não é lá aquelas coisas. E em contramão, mais da maioria das pessoas depende dela para trabalhar. Além disso, ela nem sempre é estável. O que é um problema para um local que oferece serviços principalmente dedicados ao coworking. Por mais que você tenha links dedicados e equipamentos de última geração, a Internet cai. E quando ela cai, gera aquele burburinho na recepção do coworking. As pessoas vão reclamar se a Internet não funcionar.
Então, preste muita atenção na Internet que você vai colocar no seu coworking. Preste atenção no tipo de cabeamento estruturado quer você vai utilizar e quais equipamentos que vai utilizar. A internet é o Calcanhar de Aquiles de um coworking.
O networking no coworking
Outro grande problema, que é mais como um desafio, para os donos de coworking é como eles irão ajudar a promover o networking entre os profissionais e empresas do espaço. O que eu tenho a dizer é que as pessoas naturalmente fazem contatos e promovem o networking. Mas, realmente é um desafio manter todos conectados e fazer as pessoas se relacionarem.
O cliente do coworking
Outro problema enfrentado pelo dono de um coworking é a aquisição de clientes para o espaço. Não é nada fácil preencher as mesas e salas de um coworking, e são necessárias estratégias muito bem definidas de captação.
Esses são apenas 3 dos principais problemas e desafios que o dono de um coworking pode enfrentar.