Voltar

Qual o publico alvo do seu Coworking?

Esse é um tema que todos tem muita dúvida na hora de montar um Coworking. Quem seria o público-alvo? Onde esse público se encontra? E como atingir o público certo?

Antes de se perguntar qual o público-alvo do Coworking, é importante definir como será a estrutura do seu Coworking e quais serviços ele vai oferecer? Quando se pesquisam os espaços existentes no Brasil, vemos que eles se diferem muito na proposta oferecida. Alguns são mais formais, com ambientes mais sóbrios e executivos. Outros são mais descolados com ambientes coloridos e informais. Há ainda aquele Coworking que tem o objetivo de promover cursos e workshops diários muito mais do que um espaço para trabalho. E por fim, os Coworkings que oferecem o conceito de fazer parte de uma rede de relacionamento acima de qualquer compartilhamento de ambiente. Definir qual será o posicionamento do seu Coworking no mercado está diretamente ligado ao público-alvo que ele irá atingir.

Definido o posicionamento, seu Coworking estará apto a selecionar qual público ele quer atingir para ser seus clientes. O Sebrae, geralmente, possui algumas pesquisas, mas o que sugiro é elaborar uma lista de ramos de atividade que podem ser potenciais clientes e, a partir, daí investigar onde essas empresas/profissionais se encontram. Por exemplo, advocacia é um ramo de atividade. Advogados se encaixam no perfil do seu Coworking? Se a resposta for sim, verifique como você pode fazer para encontrar esse público. Faculdades? Associação de Classe? Mailing? Congressos? Existem vários meios para encontrar o público definido e nem sempre uma mídia de massa é a melhor solução, ou seja, nem sempre é preciso gastar muito dinheiro para “achar” onde estão seus possíveis clientes. O fato é que num ramo de atividade onde tudo é novidade, vale testar diversos meios de comunicação para encontrar e atrair o publico.

Principalmente, nos dias atuais onde o meio digital tem efeito rápido e positivo, as mídias disponíveis na internet são grandes aliadas para testar o público-alvo dos coworkings. Tanto anúncios no Adwords como matérias em blogs, revista eletrônica e portais são ótimos meios para divulgação, principalmente, quando o canal é voltado para o público que você pretende atingir.

O importante é ter em mente que existem vários públicos para vários tipos de Coworking e o estilo do seu espaço vai determinar o estilo do publico que irá frequentá-lo. Sendo assim, muito importante é definir como será montado o seu espaço de Coworking, desde o local até a decoração, para que seja coerente com o seu público-alvo, caso contrário, o sucesso pode não ser atingido.

Bruna Lofego

Bruna Lofego é administradora, formada pela UNA, com 15 anos de experiência em administração de empresas e 12 em empreendedorismo. Cursou especialização em marketing digital na ESPM e pós graduação em Marketing na UNA. Há cinco anos fundou a CWK Coworking, em expansão por todo o Brasil e se especializou na terceirização de serviços operacionais. É autora do Blog da CWK em que aborda a gestão de um espaço de coworking e empreendedorismo em geral.

Veja outros posts do autor

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


Uma resposta para “Qual o publico alvo do seu Coworking?”

  1. […] aplicar insights coletados na atuação de mercado, direcionando essas informações para atingir um público alvo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter