Voltar

Será que é o momento certo de abrir a própria empresa?

Abrir o próprio negócio é como ter um filho. Você não só tem que se preparar emocionalmente, mas também financeiramente, além de estar comprometido com necessidades constantes até que ele se torne maduro o suficiente para “andar com as próprias pernas”. E mesmo assim, será sempre preciso algum conselho ao longo da vida, não importa quantos anos ele tenha.

E se você quer embarcar nessa fase incrível que só quem tem alma empreendedora entende, precisa saber se essa é a hora certa para se preparar para o “parto”. Ou seja, é o momento certo de abrir a própria empresa?

Com base em minhas experiências como empresária, e com análises de muitos donos de empresas bem-sucedidos que conheço, cheguei à conclusão de que você precisa fazer estas três perguntas antes de começar o seu próprio negócio:

  1. Eu sou apaixonado pelo meu produto ou serviço?

A fase inicial da abertura de uma empresa é estressante e cansativa. Você vai se questionar se você tomou a decisão certa, especialmente quando as horas de trabalho são longas e os lucros iniciais (se houver) são superbaixos. Você deve seguir o caminho do empreendedorismo somente se tiver um zelo que você irá obter através de momentos ásperos e mantê-lo interessado por muito tempo após o entusiasmo inicial passar.

  1. Qual é a minha tolerância ao risco?

Iniciar um negócio são é para os fracos de coração. Não há nenhuma garantia de sucesso, ou mesmo um salário fixo em empreender. Se você é avesso ao risco, o empreendedorismo, provavelmente, não é o caminho certo para você.

Leia também: 3 vídeos inspiradores para empreendedores

  1. Será que vou ser capaz de evitar o burnout?

Trabalhar sete dias por semana, perder o contato com os amigos, abandonar hobbies e interesses antigos e não ter tempo para os entes queridos pode levar rapidamente à exaustão no meio do caminho até você tenha um insucesso empresarial. Você precisa pensar em formas de abrir um negócio e ainda ter tempo para um networking, conversa com um colega e ainda aproveitar um tempo livre de forma produtiva. Claro, empreender dá trabalho, e você vai perder muitas noites de sono. Mas ninguém é de ferro, e você precisa saber disso.

Um conselho que eu posso te dar nesse terceiro tópico é contar com um especialista para terceirizar algumas áreas, como a financeira, por exemplo. Querer tomar conta de tudo ao mesmo tempo pode não ser a melhor ideia. Outro conselho seria não ter que lidar com investimentos em mobília, equipe e aluguel de salas e escritórios nessa fase de inicialização. Um escritório compartilhado ou espaço de coworking pode te ajudar a alocar custos para ter tempo para focar no desenvolvimento do negócio.

Assista o vídeo abaixo que falo sobre o escritório compartilhado

E então, pronto para embarcar no empreendedorismo?

Fale conosco da CWK. Entenda como podemos te ajudar nessa fase tão apaixonante e intensa de um negócio, que é a inicialização.

Gostou?Clique aqui e fale conosco

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


2 respostas para “Será que é o momento certo de abrir a própria empresa?”

  1. Avatar fabrizzio disse:

    Boa tarde. Estou recebendo os conteúdos por email. Achei bem interessante. Estão sendo muito produtivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter