Voltar

Será que podemos definir o conceito de Coworking?

Há dois anos , quando montei a CWK Coworking, o conceito dessa modalidade de trabalho era quase inexistente no Brasil. Para montar um planejamento sobre a empresa foi preciso pesquisar outro nicho de mercado: o de escritórios inteligentes/virtuais. Foi aí que me deparei com a dificuldade de definir esse novo conceito de trabalho e uma pergunta não saia da minha cabeça: Porque uma pessoa iria querer dividir o ambiente com outra pessoa e ainda pagar por isso?

A resposta de que o networking era a principal razão do coworking existir não era suficiente, pois nem toda empresário está buscando dividir seu dia à dia com outro empresário. Já existem eventos para isso que cumprem bem o seu papel.

Continuando as pesquisas, percebi que o que mais atrai uma empresa a alugar um escritório inteligente/virtual são os serviços oferecidos. Ter uma secretária, uma telefonista e um motoboy à disposição, não se preocupar com a limpeza do ambiente, ter uma estrutura de TI montada entre outras faciliades é o que mais atrai uma empresa para se instalar num escritório inteligente/virtual. Foi então que pensei: Porque não juntar tudo isso numa estrutura compartilhada de empresas?

E assim nasceu a CWK Coworking, com o objetivo de oferecer aos clientes, não somente a integração de um ambiente compartilhado, mas também serviços operacionais para facilitar a vida empresarial.

Nesses dois anos, muitas empresas de coworking surgiram no mercado. Não existe ainda uma contagem exata de quantas empresas estão nesse ramo, mas sabe-se que elas são muito diferentes entre si. Mas o que se tem certeza é de que todas buscam facilitar a vida do empresário, seja pelo networking, seja reduzindo custos operacionais, seja oferecendo serviços agregados.

Um dos grandes websites sobre coworking publicou um post interessante adaptando a conhecida pirâmide de Maslow para o ambiente coworking. Confira em: http://www.deskmag.com/en/a-typology-framework-of-needs-for-coworking-spaces-586

Bruna Lofego

Bruna Lofego é administradora, formada pela UNA, com 15 anos de experiência em administração de empresas e 12 em empreendedorismo. Cursou especialização em marketing digital na ESPM e pós graduação em Marketing na UNA. Há cinco anos fundou a CWK Coworking, em expansão por todo o Brasil e se especializou na terceirização de serviços operacionais. É autora do Blog da CWK em que aborda a gestão de um espaço de coworking e empreendedorismo em geral.

Veja outros posts do autor

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter