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Você conhece o seu concorrente?

O título deste texto já é uma pergunta muito importante. Você sabe quem são seus concorrentes? Será que são aqueles que têm um preço semelhante ao seu? Que têm produtos ou serviços similares aos seus? Ou aqueles que têm um público-alvo igual ao seu? Se está confuso para responder, continue lendo para entender melhor.

 

1º passo – Identificar quem é a concorrência

Primeiro, é crucial deixar claro que o seu concorrente não é necessariamente aquela empresa que atua no mesmo ramo de negócio que o seu. O seu concorrente pode simplesmente atuar em atividades diferentes, mas as particularidades são as mesmas que as da sua empresa, o que pode permitir, em diferentes instâncias, que ele “abocanhe” seus clientes.

 

2º passo – Por quê existe a concorrência?

Sabia que a concorrência é muito boa para o mercado? Isso porque quando há uma disputa por clientes, o mercado vai se aprimorando cada dia mais, fazendo com que a qualidade dos produtos e serviços seja cada vez melhor para o consumidor. Você já pensou se a Apple não tivesse a Samsung como concorrente? Será que ela seria tão preocupada com a inovação e em oferecer cada vez melhores produtos para o seu público?

 

3º passo – A observação e análise do concorrente é indispensável

Você sabe onde seu concorrente está localizado? Sabe qual preço ele cobra? Como ele se posiciona no mercado? Qual estratégia de marketing ele utiliza? É muito importante analisar e anotar tudo referente à concorrência para entender os pontos fracos. Tente experimentar ver no seu concorrente o que o faz se diferenciar do seu negócio. Tente identificar o que o seu concorrente faz de inovador. Não foque apenas em buscar pontos fracos, visualize os pontos fortes também. Assim você consegue saber o que o seu concorrente faz que tem dado certo, e o que não tem vingado.

Com base nessas análises, você consegue melhorar o que você oferece, e até mesmo onde e como superar o seu concorrente.

Analise todos os pontos fracos e fortes dos seus concorrentes, e entenda onde você pode sair na frente com um diferencial que dificilmente seu concorrente pode superar.

E então, o que você tem feito para sair na frente da concorrência? Deixe um comentário com suas experiências.

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