A gestão financeira inteligente é muito mais do que entender sobre matemática. As decisões de gestão financeira devem ser tomadas com muito cuidado. É vital gerenciar as finanças do negócio de forma adequada desde o início, especialmente se você tem uma pequena empresa com recursos limitados.
Separei algumas dicas de gestão financeira que podem ajudar você a manter as coisas em ordem:
- Tenha um orçamento realista– Um orçamento é uma grande ferramenta de gestão financeira. Ele pode lhe dizer o que esperar, de onde seu dinheiro pode vir e onde você pode perder dinheiro. Então, dedique um tempo precioso em preparar o seu orçamento anual, por exemplo. Assim você sempre saberá onde o seu negócio está financeiramente.
- Mantenha as contas pessoais e do negócio separadas– Uma das primeiras coisas que você precisa fazer quando você começa um negócio é criar uma conta separada. Embora possa parecer desnecessário, é fundamental. A conta pessoal e da empresa não podem se misturar, senão você perderá o controle.
- Contratar os serviços que necessitapara manter a ordem financeira – A contratação de serviços, como a terceirização da área financeira, pode fazer você ter que alocar um pequeno investimento. Mas você não pode executar o seu negócio sozinho. Ao contar com especialistas, você pode seguir com o seu negócio de forma eficaz e focar em obter clientes e oferecer o melhor serviço. Também é prudente não expandir a sua equipe muito rápido; você pode acabar com mais pessoas que o seu negócio possa suportar.
- Monitore seu Fluxo de Caixa – É importante determinar o ponto de equilíbrio para o seu negócio, prestar mais atenção no fluxo de caixa do que nos lucros, manter um dinheiro reserva e motivar os seus clientes a pagar imediatamente. Assim, você estará melhor equipado para lidar com as obrigações em curso.
Leia também: O que é e como criar um Fluxo de Caixa?
- Esteja pronto para mudanças– A flexibilidade e preparação são boas qualidades para um pequeno empresário. Antecipar as mudanças e, quando elas vierem, estar pronto para enfrentá-la e flexível é muito importante. Nenhuma empresa pode sobreviver sem e lidar bem com as mudanças.
E então, gostou das dicas?
2 respostas
Seria interessante saber, dentro dos 36 meses, como fica o crescimento da curva de ocupação. Na média !!
Olá Sergio! Excelente idéia, vou gravar um vídeo a respeito. Muito Obrigado! 😉