Voltar

O que é e como criar um Fluxo de Caixa?

fluxo de caixa

Com minha experiência com a CWK, posso dizer com firmeza que a maioria das empresas que se afundam em uma crise são aquelas que não sabem trabalhar seu fluxo de caixa. Isso porque saber o que fazer com o seu fluxo de caixa é o primeiro passo para evitar uma queda do seu negócio. Mas você sabe o que é realmente o fluxo de caixa e como criar um?

O que é um Fluxo de Caixa?

É uma ferramenta de gestão financeira que controla as movimentações financeiras de uma empresa, em um determinado período de tempo. Ele deve ser utilizado diariamente por qualquer empresa.

As regras contabilísticas que regem a criação de demonstrações financeiras, por exemplo, não são o acompanhamento do fluxo real de dinheiro do seu negócio. Ou seja, estão focadas na medição de resultados – e não no fluxo de caixa. É uma medida importante, mas é apenas um componente para entender e gerenciar o seu fluxo de caixa.

Certos itens de fluxo do caixa nunca aparecem em uma declaração de renda, enquanto outros sim, mas em períodos diferentes e em diferentes quantidades. Então, por que a sua declaração de renda não mostra o que aconteceu com o seu fluxo de caixa? Porque o seu fluxo de caixa é composto de mais do que apenas ganhos e perdas. Também abrange:

  • Contas recebidas
  • Contas a pagar
  • Inventário
  • Despesas de capital
  • Empréstimos e outras dívidas
  • Dentre outros

Aqui está um exemplo para ilustrar a falta de um controle do fluxo de caixa: O dinheiro entrou, mas para onde ele foi?

Como criar um fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um exercício consiste que contabiliza as movimentações financeiras. O SEBRAE disponibiliza uma planilha que ajuda empresas a trabalhar o fluxo de caixa como um instrumento de gestão financeira para todas as entradas e as saídas, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. Você pode baixar neste link.

É importante você se concentrar na compreensão e no gerenciamento de seu fluxo de caixa a cada mês, e você vai perceber como isso torna muito mais fácil de crescer o seu negócio sem criar uma crise de fluxo de caixa no meio do processo.

E então, ficaram esclarecidas suas dúvidas? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Gostou? Clique aqui e fale conosco

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


Uma resposta para “O que é e como criar um Fluxo de Caixa?”

  1. […] Leia também: O que é e como criar um Fluxo de Caixa? […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter