Pesquisar
Close this search box.

Expandir ou não expandir na crise?

Os tempos difíceis são o melhor remédio para empresários e empreendedores. Isso porque muitas questões na empresa são expostas quando as coisas não vão bem no mercado. Digamos que é quando tudo fica mais sensível, e à flor da pele.

É na crise que vem várias perguntas na cabeça, e uma delas martela bastante na mente de muitos que querem encontrar uma oportunidade para expandir os negócios em meio à turbulência: expandir ou não expandir na crise?

Com base em minha experiência, posso dizer que há vantagens e desvantagens em expandir os negócios em meio à crise econômica que o país enfrenta. Vou separar em partes para você entender melhor.

Desvantagens de expandir na crise

Ao expandir (ou tentar expandir) os negócios na crise, você tem muitas vantagens, mas também é importante olhar para os malefícios, e um deles é que você tem o risco de não conseguir vender mais e acabar se complicando. Sempre ouvimos dizer que a crise é a melhor oportunidade que as empresas têm de sair na frente da concorrência e inovar para crescer. Porém, é preciso muita cautela, porque nem tudo são flores.

Como para tudo em um negócio, é preciso um bom planejamento e análise de mercado para entender os riscos e se preparar par ao pior deles, e também encontrar demandas paralelas às comuns do negócio. Expandir é como abrir uma nova empresa, e você deve ter tudo muito bem estruturado, principalmente quando o mercado não está propício à expansão.

Vantagens de expandir na crise

Um grande benefício de expandir sua empresa na crise é que você pode colher frutos se fizer isso antes dos seus concorrentes. Muitos esperam a poeira abaixar para tomar uma atitude, mas depois pode ser tarde demais, porque é quando todo mundo está fazendo. E se a oportunidade está em suas mãos, a crise é a sua chance de expandir, porque é quando o seu concorrente está mais vulnerável e fazendo nada de novo.

Além disso, expandir os negócios na crise cria a oportunidade de estar preparado para quando a crise acabar. A crise é cíclica, uma hora ela passa, e sua empresa não pode ser cíclica também – ela deve estar em uma constante de desenvolvimento. Por isso, muitos negócios crescem quando as coisas vão mal, porque eles se reinventam, e encontram oportunidades que antes eram invisíveis.

E você, vai expandir ou não na crise? Quem sabe o coworking não era a chance que você esperava…

Clique aqui e fale conosco

Temos um e-book para você que quer aprender a criar seu Plano de Negócios da maneira correta para obter sucesso no negócio

2 respostas

  1. Mom - Hola Jalapeño -  Ladles and Jellyspoons – Love & Lemons - Matt Bites -  Shutterbean - Sprouted Kitchen –Southern Girls Kitchen - Stir and Scribble -  Tartlet Sweets - The

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *