Voltar

Como calcular a rentabilidade de um espaço de coworking?

Muitos empreendedores que pretendem estabelecer um escritório de coworking têm dúvidas sobre como calcular a rentabilidade desse espaço. Isso pode ser feito de forma geral, ou seja, você pega a receita e as despesas. Depois, você calcula o resultado para ter uma base de qual é lucro e a rentabilidade no coworking, além do que sua empresa está gerando.

Rentabilidade do coworking por tipo de serviço

Eu gosto muito de fazer a rentabilidade por tipo de serviço. Isso funciona da seguinte forma: eu pego o serviço compartilhado e vejo qual o custo ele tem. Há também o serviço de sala privativa e qual a receita ele gera. Então, eu faço uma separação por tipo de produto e cálculo com a rentabilidade no coworking.

Confesso que isso me dá a segurança necessária para tomar decisões em cima de um produto ou serviço, por exemplo:

– Como qual eu posso fazer um preço melhor?

– Qual eu devo dar um desconto?

– Qual eu posso aumentar o preço?

– Qual eu não preciso aumentar o preço?

Planilha de rentabilidade para o coworking

Fazer a sua rentabilidade por tipo de serviço é muito mais eficiente. Uma dica que eu posso dar é o seguinte: se você vai fazer a sua planilha de rentabilidade do seu coworking, dividindo por tipo de serviço, e você precisa calcular quanto o aluguel ou a energia elétrica representa naquele determinado serviço, a separação de cada item é essencial para organizar essas informações.

Parâmetro

A dica que posso dar a vocês é a utilização de um parâmetro comum para todas essas divisões de despesas. Um exemplo: se o seu parâmetro for o metro quadrado ocupado, então faça sua análise baseada em tal critério para todos os tipos de serviços. É aconselhável não usar parâmetros variados, pois o resultado final pode não ser muito eficiente.

Ajuda

Se você precisa de mais algumas dicas para fazer a rentabilidade do coworking, você pode acessar nossa planilha de fluxo de caixa, que é bem interessante. Não deixe de mandar sugestões e dúvidas; compartilhe sua história conosco.

 Clique aqui e fale conosco

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter