Pesquisar
Close this search box.

Como um coworking pode beneficiar o trabalho de um freelancer

Ei, freelancer! Já pensou em usar um espaço de coworking para aumentar sua produtividade? Aprenda como fazer isso!

Uma das grandes vantagens de ser um freelancer é a oportunidade de trabalhar em home office. Mas esse espaço nem sempre é a melhor opção. Os desafios de separar as tarefas do lar e os freelas, sem falar na informalidade do ambiente, podem gerar improdutividade. Dessa forma, o coworking acaba sendo uma ótima alternativa.

Mas de quais maneiras o coworking pode contribuir para você, como freelancer, gerar mais resultados para os seus clientes? É sobre isso que iremos falar neste post!

As vantagens do coworking para a vida do freelancer

É fácil enxergar as vantagens do home office. Mas bastam poucos meses trabalhando dessa maneira para perceber que o que antes era uma vantagem acaba se tornando um problema. A falta de uma rotina bem definida, os afazeres da vida doméstica que penetram na atividade profissional e a interferência da família podem prejudicar bastante a sua produtividade.

O coworking, por outro lado, vem como uma resposta a muitos desses desafios enfrentados pelo freelancer. Veja só!

Monte a sua rotina do jeito que você quiser

É claro que no home office também é possível montar uma rotina. Contudo, é mais fácil que ocorram interferências que quebrem o seu ciclo produtivo.

Pode ser muito difícil para seus familiares respeitarem seu horário de trabalho. Afinal, você está em casa trabalhando por conta própria. Isso pode dar a eles uma falsa sensação de total controle sobre seus prazos que, na verdade, você não tem.

Mas, quando escolhe ir para um coworking, você elimina essas interferências e fica mais fácil montar uma rotina do seu jeito. É como ir para o escritório da empresa, mas você é seu próprio chefe e faz o seu horário.

Livre-se do isolamento e forme sua rede de contato

Outro grande problema enfrentado pelo freelancer é o isolamento. Trabalhar longe de outros profissionais é bastante solitário e pode gerar sintomas de ansiedade e até de depressão.

Esse isolamento também pode afetar o lado profissional, uma vez que o freelancer fica restrito aos meios online para encontrar novos parceiros e clientes.

No coworking, porém, existe a oportunidade de entrar em contato direto com diversos outros profissionais, que estarão logo na mesa ou na sala privativa ao lado. Assim, dá para construir um bom networking.

Separe o profissional do pessoal

O freelancer que trabalha em casa tem que enfrentar muitas distrações que afetam sua produtividade. Tarefas rotineiras, como lavar louças, esperar encomendas, assistir Netflix e bater papo com a família podem tomar um tempo valioso do trabalho.

Mas ao sair para o coworking, o freelancer elimina essas distrações, e isso contribui para o foco. Assim, é possível garantir mais horas produtivas ao longo do dia.

Gostou da ideia? Então, entenda melhor como usar esses espaços compartilhados para profissionalizar o seu trabalho como freelancer.

O uso estratégico do coworking

Muitos freelancers prezam pela total liberdade do home office. Afinal, ele é “free”! Por isso, eles se perguntam se vale a pena investir em um escritório compartilhado. O segredo, porém, está em entender suas necessidades e usar o coworking de forma estratégica. Como assim?

Muitos profissionais independentes gostam de usar o coworking em situações pontuais, como para receber um cliente, fazer uma apresentação ou quando precisam ter foco total em uma entrega.

Já outros fazem do coworking um estilo de vida porque gostam da rotina de um escritório, mas não querem ficar presos trabalhando em uma empresa. Nesse caso, podem intercalar dias de home office e outros de ida ao espaço compartilhado.

Um coworking é um serviço bastante flexível que pode contribuir bastante para a produtividade e para o crescimento profissional do freelancer. Que tal experimentar essa ideia?

Acesse nosso site, conheça nossos espaços compartilhados de coworking e encontre um perto de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *