Já pensou em migrar sua empresa para um espaço de coworking? Essa modalidade de economia colaborativa é uma tendência forte que conquistou centenas de empreendedores brasileiros pelo baixo investimento, possibilidade de troca de conhecimentos e a facilidade de contar com uma estrutura robusta. Para entender melhor, que tal conhecer a estrutura de um coworking?
Neste artigo, vamos apresentar os principais benefícios desses espaços e o que eles podem oferecer para o crescimento sustentável do seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!
O que é um coworking?
O coworking é um local de trabalho que conta com escritórios compartilhados e salas privativas para profissionais que desejam usufruir a infraestrutura e seus serviços fornecidos, como internet de alta velocidade e estabilidade, impressora, sala de café e sala de reuniões. A sensação é a de trabalhar em uma empresa, no entanto, cada profissional pertence a uma empresa diferente.
O profissional que deseja trabalhar em um coworking paga o espaço por horas, dia ou mês de trabalho. Também não é necessário fazer desse local o ambiente exclusivo da empresa. Alguns gostam de usar o coworking para dias e eventos específicos, ao passo que mantêm sua sede em um local mais enxuto. Outros o utilizam como endereço comercial para receber recados e atender clientes. Isso é bem flexível.
Quais as vantagens de trabalhar em um coworking?
Possibilidade de networking
Uma vez que você divide o espaço com diversos profissionais de outras empresas, é possível trocar experiências, contatos e conhecimentos, enriquecendo o seu trabalho — isso é o que chamamos de networking. Além disso, como existem pessoas de outras áreas de atuação, dá para firmar parcerias que agregarão valor ao seu negócio.
Mais flexibilidade
Apesar de ser um espaço comercial, você não precisa ir todos os dias, podendo dividir seu horário com o Home Office e visitas a clientes, por exemplo. Essa é uma boa opção para aqueles que não abrem mais do ambiente corporativo, mas desejam ter mais tempo com a família.
Alguns espaços de coworking abrem nos fins de semana. Assim, você pode aproveitar dias em que o trânsito e fluxo de pessoas no espaço é menor para trabalhar fora de casa.
Nível maior de profissionalismo à empresa
Sua empresa passa a contar com uma estrutura muito mais preparada e atrativa para receber seus clientes. Além disso, por contar com um endereço comercial, você consegue dividir sua vida profissional e pessoal mais facilmente.
Como é a estrutura de um coworking?
Um coworking fornece todos os recursos necessários para sua empresa funcionar de modo tranquilo:
- internet de alta velocidade;
- mobiliário ergonômico;
- salas climatizadas;
- sistema CFTV;
- impressoras;
- scanners.
Além disso, a estrutura lhe dará espaços muito úteis para um trabalho ainda mais profissionais, tais como:
- escritório virtual: telefone fixo exclusivo, endereço comercial, recebimento de correspondências, central de recados etc.;
- sala privativa: um ambiente particular com isolamento acústico para realizar seus trabalhos;
- escritório compartilhado: espaço com mesas individuais dividido com outros profissionais;
- sala de reuniões: ideal para encontros de negócios, equipadas com sistema multimídia, sala de espera, recepcionista, entre outros serviços;
- auditório: espaços que suportam um grande grupo de participantes para a realização de treinamentos, workshops e palestras.
A estrutura de um coworking dará todos os serviços e recursos necessários para dar maior profissionalismo ao seu negócio, com um custo menor de investimento.
Quer saber mais sobre como funcionam esses espaços? Clique no botão abaixo.