Pesquisar
Close this search box.

Entenda por que o coworking te ajuda a reduzir custo empresarial

Todo empresário deseja reduzir custo empresarial. Afinal, esse índice financeiro determina em grande parte tanto a eficiência do negócio quanto o seu potencial de lucro. Mas descobrir em que áreas cortar gastos e que estratégias adotar para economizar pode ser um grande desafio.

Uma das alternativas que cresceu no Brasil nos últimos anos e que promete ajudar o empreendedor a reduzir custos do negócio é o coworking. Já experimentou?

Segundo o Censo Coworking Brasil, o número de empresas apresentou um crescimento 25% de 2018 para 2019, com um acumulado de 500% nos últimos 3 anos. O relatório registra hoje cerca de 1497 espaços conhecidos. Mas qual o motivo por trás desse aumento e que vantagens pode trazer para a sua empresa? É sobre isso que falaremos neste post!

O que é espaço de coworking?

coworking é mais do que um espaço compartilhado. É uma tendência que une pessoas, comunidades e empresas que, juntos, trabalham para desenvolver seus negócios de forma colaborativa. Esse movimento se manifesta de diferentes maneiras, e uma delas é o espaço de coworking.

Nesses locais, uma empresa constrói uma infraestrutura para que outras empresas possam usar e desenvolver ali seu trabalho. Esse espaço conta com toda a estrutura de um escritório, mas é compartilhada com diferentes empreendedores.

Esse modelo de compartilhamento é bastante adotado por profissionais autônomos e empresas independentes que valorizam um negócio eficiente, enxuto, criativo e inovador.

Apesar de todos os profissionais trabalharem um ao lado do outro, ou em salas individuais dentro da mesma infraestrutura, cada negócio opera de modo independente. Além disso, podem tirar vantagens da rede de contatos que o espaço proporciona.

Como o coworking ajuda a reduzir custos na empresa?

Especialmente aqueles trabalham no modelo home office acreditam que um coworking é um custo adicional. Mas, na verdade, essa escolha precisa ser encarada como um investimento, uma vez que é uma estratégia que proporciona uma infraestrutura mais adequada para receber seus clientes e até a possibilidade de captar novos contatos e parcerias. Considere outras vantagens que impactam os custos da empresa.

Baixo investimento para uma grande infraestrutura

Os bens e serviços disponíveis em um espaço de coworking são compartilhados. Dessa forma as despesas são divididas pelos participantes. Com isso, custos com energia, água e internet, por exemplo, ficam muito mais em conta.

Além disso, é possível ter à disposição uma infraestrutura otimizada que muito dificilmente um profissional autônomo ou uma pequena empresa teria. Isso inclui secretárias, sala de reunião, auditório, salas privativas, entre outros.

Custos de manutenção mais baratos

Manter a infraestrutura de uma empresa não é fácil, pois demanda custos e tempo. No entanto, quando o local é compartilhado, os diferentes espaços têm seu uso otimizado. Por exemplo, copa, cozinha, salas de reunião, entre outros espaços ficam disponíveis para todos os usuários, e os custos com manutenção e limpeza são partilhados.

Foco nos investimentos do seu negócio

Uma vez que o custo empresarial fica menor, é possível redirecionar seus recursos para o que realmente importa no seu negócio. Por exemplo, que tal investir em um computador mais potente ou em um software mais moderno e adequado às suas necessidades?

As vantagens de um coworking são inumeráveis. E o interessante é que você pode mesclar o modelo home office com um espaço compartilhado, tirando vantagens das duas opções para reduzir o custo empresarial.

Gostou da ideia de participar de um coworking? Então, entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *