Voltar

O que há de verdadeiro no “empreendedorismo de palco”?

Antes de mais nada, gostaria de começar este artigo esclarecendo o conceito “empreendedorismo de palco”.

Esse termo muito utilizado ultimamente descreve os eventos promovidos por grandes empresas e empreendedores para inspirar as pessoas a abrir um negócio ou alavancar o seu atual. Muitos desses eventos são como verdadeiros shows, cheios de luzes, músicas e, em alguns casos, até mesmo com efeitos especiais.

Bom, não seria algo exagerado? Digamos que, quando colocamos em cheque o verdadeiro propósito de empreender, sim. Mas há algumas lições que podemos extrair desse tipo de evento, e você deve se atentar a elas para não cair no ilusionismo de empreendedor e acabar achando que ter um próprio negócio são office-336368_1920mil maravilhas em um caminho repleto de muito dinheiro e felicidade.

Claro, com um bom plano de negócios, uma estratégia de atuação no mercado bem elaborada e boas parcerias é sim possível ser feliz e lucrar rios de dinheiro com seu próprio negócio. Mas, antes da bonança vem sempre a tempestade, e você deve estar preparado para enfrentá-la. E será que o empreendedorismo de palco te prepara para isso?

Não estou aqui para julgar sua participação em um evento repleto de pessoas cheias de ambições, com visões de futuro e cheias de vontade de fazer acontecer. Esses são preceitos fundamentais para um empreendedor ter sucesso. Mas não é só isso! Aliás, é muito, muito mais do que isso.

O sucesso vem muito depois da luta, suor e muito trabalho, quando você estiver quase desistindo. E isso é a mais pura verdade. É muito importante você, como um empreendedor (ou quem quer abrir um negócio), ter em mente que a emoção no mundo dos negócios não deve vir antes da razão.

Se você tiver a oportunidade, leia também o artigo de Ícaro de Carvalho – Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você. É um texto bastante conciso que exemplifica claramente essa questão.

Quer umas dicas práticas para fugir do ilusionismo do empreendedorismo de palco?

– Pratique mais

– Fuja de falsas promessas de prosperidade barata

– Entenda que não há um caminho mais fácil para empreender

– Seja comprometido com ações, e não imaginações

– Pense menos em autoajuda, e mais em como ajudar outras pessoas

E então, conseguiu entender como o empreendedorismo de palco pode burlar sua visão de sucesso se você não for cuidadoso? Deixe um comentário com suas opiniões!

Clique aqui e fale conosco

Fique atualizado

Receba um conteúdo exclusivo da CWK diretamente no seu e-mail.


2 respostas para “O que há de verdadeiro no “empreendedorismo de palco”?”

  1. Se você trabalha como afiliado, saiba!
    Todo afiliado de sucesso fez esse procedimento.
    Clique no meu nome! veja se você já está fazendo.

  2. Excelente artigo. Muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter